TAM negocia compra de 30 jatos da Embraer
Aquisição das aeronaves, com capacidade para 75 a até 110 passageiros, é parte do planos da companhia para a aviação regional
POR LINO RODRIGUES
19/12/2014 16:03 / ATUALIZADO 19/12/2014 18:47
SÃO PAULO. A TAM está negociando com a Embraer a compra de 30 jatos comercias da família EJet 2, com capacidade de 75 até 110 assentos, para ampliar suas operações na aviação regional no âmbito do programa de incentivo que está sendo regulamentado pelo governo federal. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da TAM, Marco Antonio Bologna, a empresa pretende atender de quatro a seis novos destinos regionais por ano.
As encomendas à Embraer são parte de um plano de ampliação de frota da TAM que deve consumir investimentos de R$ 12 bilhões até 2018. Com isso, a companhia pretende ampliar sua cobertura para mais 12 a 15 cidades atendendo a mais 17 milhões de habitantes.
Independente da regulamentação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional(PDAR), do governo federal, a decisão da TAM de investir em rotas regionais está tomada. O que estamos discutindo agora são as condições de preços e financiamento das novas aeronaves disse Bologna, que até o final do primeiro trimestre espera ter essas pendências já definidas.
Das 30 encomendas à Embraer, 18 são pedidos firmes e 12 opções de compra. As primeiras aeronaves devem ser entregues no início de 2018. Até lá, a TAM vai operar rotas regionais com seus Airbus 319, que têm capacidade para 144 passageiros.
A ideia é atender cidades menores do interior que estão crescendo mais que os grandes centros e conectá-las não só a destinos domésticos, mas também aos internacionais disse Cláudia Sender, presidente da TAM.
Bologna anunciou ainda que, também até o final de março, a companhia deverá definir a sua nova marca, que substituirá a bandeira TAM.
O Globo Online – RJ