26/12/2014 – 12:24
Por Adriana Meyge
SÃO PAULO – (Atualizada às 14h42) As vendas no comércio eletrônico aumentaram 37% no Natal deste ano em relação a igual período de 2013 e somaram R$ 5,9 bilhões, segundo a consultoria e-bit. As vendas no período ficaram acima da expectativa da e-bit, que era de R$ 5,2 bilhões.
A promoção Black Friday, realizada no dia 28 de novembro e que teve sua duração estendida em grande parte das varejistas, ajudou a impulsionar as vendas até o Natal.
Apenas as vendas do dia 28 de novembro representaram 20% do total do período analisado, de 15 de novembro a 24 de dezembro. Considerando os cinco dias de promoção de 27 de novembro a 1º de dezembro, da véspera da Black Friday até a Cyber Monday , a ação respondeu por 36% do faturamento do período.
Novos consumidores também contribuiram para o aumento da venda. No período analisaram, 1,5 milhão de pessoas fizeram sua primeira compra on-line. As categorias com maior quantidade de pedidos pela internet foram moda e acessórios, cosméticos, perfumaria e saúde, eletrodomésticos, telefonia e celulares e informática.
Foram feitas 15,2 milhões de pedidos no período de compras de Natal, com tíquete médio de R$ 388. Durante os cinco dias de promoção da Black Friday, o tíquete médio foi maior, de R$ 451. No dia 28, foi de R$ 522. Em momento de instabilidade econômica como foi neste final de ano, os consumidores intensificam as compras pela internet, pois isso pode representar ainda mais economia e conveniência em efetuar boas compras, disse o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, em comunidado.
As compras feitas por meio de dispositivos móveis responderam por 8,8% do faturamento, ante 4,8% no mesmo período do ano passado. Tanto novos entrantes, que nunca tiveram acesso à internet com computadores tradicionais, como internautas que antes usavam desktop e notebook estão agora migrando para smartphones e tablets, disse Guasti.
As categorias com maior volume de encomendas via dispositivos móveis foram cosméticos, perfumaria e saúde, eletrodomésticos, moda e acessórios, telefonia e celulares, brinquedos e games.
Valor Econômico on-line – SP