Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Conaccovest lança anuário de indicadores socioeconômicos

Conaccovest lança anuário de indicadores socioeconômicos

Conaccovest lança anuário de indicadores socioeconômicos

Fonte: com informações Fundacentro
17/12/2014 – 19h16

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados (CONACCOVEST), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) lançaram, 10 de dezembro, o “Anuário de Indicadores Socioeconômicos do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados 2014”. Esse trabalho corresponde ao Censo Econômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do DIEESE e do Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade).

A presidente da CONACCOVEST, Eunice Cabral, destacou, na oportunidade, dois projetos conquistados pela Confederação, um é o estudo realizado em conjunto com a Fundacentro. O ergonomista da instituição, Ricardo da Costa Serrano que também esteve presente para prestigiar o evento, participou da elaboração de um laudo solicitado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Birigui, em 2002. Com isso, promoveu a inserção de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho para que as empresas forneçam aos seus funcionários e funcionárias cadeiras ergonômicas de acordo com o estudo. A CONNACOVEST, por sua vez, foi imprescindível na fomentação deste trabalho. “Preservar a saúde dos trabalhadores de possíveis distúrbios musculoesqueléticos e problemas de coluna é fundamental e as empresas são obrigadas a fornecerem cadeiras ergonômicas”, discorreu a presidente.

Eunice Cabral discursa durante lançamento do Estudo
O segundo projeto, o qual corresponde ao lançamento do Anuário, a CONACCOVEST espera que sirva como aporte e, que possam discutir assuntos relativos ao setor com conhecimento. “Nas discussões até podemos divergir, mas vamos convergir para melhorar as condições de trabalho”, finalizou Eunice.

Estiveram presentes no lançamento representantes de outras entidades do setor, entre eles, Rafael Cervone, presidente da Abit.

ABIT – SP