17/12/2014 – 08:06
Preços mais baixos, facilidade de pesquisa e maior variedade de produtos conquistam os consumidores.
A Pesquisa Natal 2014 Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros, em sua quinta edição, traz as tendências e expectativas de consumo relacionadas ao período de festas natalinas. Segundo dados do estudo organizado pela Deloitte, as facilidades do comércio eletrônico têm conquistado mais os brasileiros, respondendo por 66% das intenções de compra para o Natal de 2014.
Tais intenções são motivadas pela possibilidade de encontrar preços mais baixos (62%), praticidade (45%), e frete grátis (42%). Na medida em que o uso da internet incorpora-se aos hábitos de consumo dos brasileiros, sem distinção de idade e classe social, os principais motivos para que as compras on-line sejam a primeira preferência são essas facilidades, além da agilidade de pesquisa e maior variedade de produtos, explica Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de bens de consumo e varejo na América Latina e responsável técnico pela pesquisa.
A internet tornou-se o principal canal de compra desde o ano passado, porém o brasileiro ainda leva em consideração algumas preferências pelas lojas físicas, como a de comprar e levar imediatamente pra casa, por meio de um atendimento pessoal e personalizado, além de encontrar maior facilidade para uma eventual troca de presentes.
Mesmo assim, as intenções para compras em lojas físicas, como as de shopping e de departamento, representaram, respectivamente, 58% e 49% das intenções, estando mais concentradas nas classes A e B.
Com o crescimento das compras pela internet, as mídias sociais também conquistam cada vez mais importância, sendo utilizadas para pesquisar opiniões ou recomendações de produtos. Uma fatia representativa, de 72%, declarou que será influenciada pelas opiniões dos internautas no momento das decisões de compra. As redes sociais, microblogs e blogs são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas para interagir com o consumidor final.
O número médio de presentes a serem comprados (6.5) e gastos médio por presente de R$ 61 se mantêm no mesmo nível dos anos anteriores. Os destaques para os presentes mais comprados em lojas físicas continuam sendo as roupas e sapatos e para aqueles que serão comprados via internet estão os aparelhos eletrônicos portáteis, livros e DVDs. Em relação aos presentes mais desejados neste Natal, chamam a atenção o crescimento de 2013 para 2014 dos seguintes itens: melhoria da casa (de 13% para 19%), cosméticos e perfumes (de 22% para 26%), artigos esportivos (de 9% para 14%), que é uma tendência que vem sendo confirmada quanto ao conceito de bem estar e saúde.
Os cartões de crédito e de débito continuam sendo o meio de pagamento preferido para 68% e 47% dos pesquisados, respectivamente. Em 2010, primeiro ano da pesquisa, o cartão de crédito era utilizado por apenas 29% dos pesquisados.
Mais informações sobre a pesquisa- A Pesquisa Natal 2014 Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros, organizada pela Deloitte, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, contou com 1.000 entrevistados de todo o Brasil, na primeira quinzena de outubro, 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. A distribuição geográfica da amostra atingiu 20% em cada uma das seguintes região do País: Centro Oeste e Norte, Nordeste, Sudeste (sem São Paulo), Sul e Estado de São Paulo. As principais faixas etárias são dos grupos de 30 a 44 anos e 45 a 60 anos, com 68% da amostra. 24% têm entre 18 e 29 anos. A pesquisa também é realizada nos seguintes países da América Latina: Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.
Perfil – A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria, Consultoria Tributária, Financial Advisory e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 150 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.
No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus 5.500 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto e Salvador.
Deloitte refere-se à sociedade limitada estabelecida no Reino Unido Deloitte Touche Tohmatsu Limited e sua rede de firmas-membros, cada qual constituindo uma pessoa jurídica independente. [www.deloitte.com/about] para uma descrição detalhada da estrutura jurídica da Deloitte Touche Tohmatsu Limited e de suas firmas-membros.
Fator Brasil – SP