SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Receita do varejo tem alta real de 4,3% em novembro, mostra índice da Cielo

Webmaster by Webmaster
16 de dezembro de 2014
in Notícias
A A

Seg, 15/12/2014 às 12:58

Carla Araújo

A receita das vendas do comércio varejista encerrou novembro com alta de 4,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e 10,5% em termos nominais. É o que mostra o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o gerente da área de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, o desempenho nas vendas em novembro foi bastante influenciado pela Black Friday, que registrou 24% de crescimento nas vendas em relação a 2013, considerando lojas físicas e virtuais. “Só no e-commerce, a alta nas vendas foi de 70%”, afirmou, destacando que a expansão é importante pois em 2013 o mês já tinha tido um bom desempenho. “A base de comparação era bem alta.”
Além da Black Friday, Mariotto disse que o efeito calendário foi positivo, já que os feriados caíram no final de semana. Segundo ele, se o efeito calendário fosse retirado, a receita deflacionada em novembro teria alta a 2,6%, contra 2,1% em outubro.
Por regiões, o ICVA aponta que o Norte teve o melhor desempenho, com alta de 7,7% na receita deflacionada em novembro ante o mesmo mês de 2013, seguido pela região Sul, com crescimento de 4,5%. As regiões Nordeste e Centro-Oeste tiveram expansão de 3,9% e no Sudeste as vendas subiram 3,6% no período.
Para a economista da Tendências Consultoria Integrada Mariana Oliveira, o desempenho do varejo em novembro, apesar da ligeira melhora, ainda se mantém em um patamar relativamente fraco na comparação com os últimos anos. “Já vemos iniciado um novo ciclo de aperto monetário que tende a ser um fator limitante para o crescimento das vendas”, afirmou.
Segundo Mariana, fatores como a confiança do consumidor em queda, maior restrição no crédito e inflação e juros em alta devem concretizar um cenário de crescimento baixo. “O ritmo do varejo deve continuar limitado nos próximos meses”, afirmou. A economista diz que os mesmos fatores devem, inclusive, influenciar as vendas de dezembro e do Natal.
Eduardo Yamashita, diretor do Núcleo de Estudos e Projeções Econômicas da Gouvêa de Souza, também concorda que o Natal de 2014 deve ser mais fraco para o varejo, mas destaca que a recente “temporada” de abertura de lojas pode ajudar a dinamizar as vendas. “Houve uma temporada de abertura de lojas pré-natal bastante relevante, isso deve contribuir para o crescimento não orgânico das vendas”, diz.

A Tarde on-line – BA

12
Previous Post

Interior do Brasil, um país de oportunidades para empresas

Next Post

Abilio Diniz negocia compra de até 15% da subsidiária do Carrefour no Brasil

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

Abilio Diniz negocia compra de até 15% da subsidiária do Carrefour no Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.