15/12/2014
Pesquisa do Zoom com 8 mil clientes indica que 37% investirão mais de R$ 1 mil no presente de Natal
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o comércio eletrônico nacional atinja 15 milhões de pedidos no final de ano, com faturamento total de R$ 4,8 milhões. Já o comércio físico movimentará R$ 22,6 bilhões, segundo dados da Fecomércio RJ e Ipsos.
Na busca de descobrir se as vendas de Natal no e-commerce sofrerão alguma redução por conta da Black Friday, o Zoom entrevistou oito mil pessoas e descobriu que de fato 24% das pessoas conseguiram adiantar todas as compras de fim de ano no dia de grandes promoções, promovido no último dia 28 de novembro.
No entanto, 39% ainda não compraram nada e estão ávidos para gastar até o dia 25. Outra parcela (37%) comprou na Black Friday, mas garante que comprará de novo para o Natal.
Estudo expõe ainda uma estatística otimista para o e-commerce, a qual mostra que 37% pretendem gastar mais de R$ 1 mil nos seus presentes. Os presentes mais procurados serão os eletrônicos, sendo que 76% optarão pelos smartphones e 48% pelos televisores. Em terceiro lugar entre os pedidos, estão os tênis, com 32% das intenções de compra.
Para o diretor executivo do Zoom, Thiago Flores, os consumidores têm a internet como aliada para comparar preços. Geralmente é na web que os clientes encontram melhores preços do que em lojas físicas, além da comodidade de não ter que sair de casa, comentou através de nota o diretor, aconselhando que os clientes chequem a credibilidade da loja antes de fechar a compra.
Revista No Varejo on-line – SP