11/12/2014 às 05h00
Por Graziella Valenti | De São Paulo
Foi assinada ontem a criação da quinta maior rede de varejo de calçados femininos do país, fruto da união de duas marcas de origem carioca – City Shoes e Ferni. Juntas elas terão mais de 110 lojas, em 20 Estados brasileiros e vendas superiores a R$ 100 milhões.
A controladora do negócio – e fomentadora da fusão – é a gestora de fundos de participações Leblon Equities. Há cerca de 18 meses, a gestora adquiriu a City Shoes e realiza agora o primeiro movimento de consolidação. “Sempre vimos na companhia uma plataforma para criação de escala e de um negócio maior”, contou Pedro Rudge, sócio da Leblon Equities.
Bruno Pereira, também sócio da gestora, explicou que o mercado brasileiro de calçados movimenta R$ 20 bilhões ao ano. A Arezzo, maior companhia do setor, tem cerca de 10% de participação, com vendas totais da ordem de R$ 2 bilhões. Ou seja, trata-se de um segmento muito fragmentado em pequenos negócios.
O plano, segundo Pereira, é criar um grande conglomerado de marcas no ramo de calçados femininos, inspirada no modelo de negócios da Arezzo.
“Acreditamos que há espaço para um outro grande conglomerado”, disse Paulo Fernandes, sócio fundador da City Shoes e hoje minoritário no negócio.
Leandro Tavares, fundador da Ferni e também acionista na companhia combinada, explicou que há sinergias significativas, em especial na produção e logística, com a criação de centros de distribuição. O desenvolvimento de produtos continuará separado, para que ambas mantenham suas identidades.
A expectativa é que dentro de alguns anos as lojas somem mais de 200 unidades e, num cenário mais agressivo, 300 pontos. O modelo de negócio de ambas as marcas – as duas com quase 20 anos — é baseado em franquias.
“Vamos buscar crescimento orgânico, mas olhando atentamente as oportunidades de consolidação”, destacou Pereira, da Leblon. Tavares disse que o foco em produção e logística permitirá ainda um melhor atendimento da rede de franqueados e um aumento da rentabilidade. “Desde o início das negociações, esses benefícios todos ficaram bastante claros.”
A produção é totalmente terceirizada, mas o desenvolvimento é todo interno – tanto na City Shoes quando na Ferni.
Além da líder Arezzo, estão à frente da companhia criada pela Leblon as marcas Carmen Steffens, Santa Lolla, Dummond e Capodarte (Paquetá) e Mr. Cat.
As primeiras conversas entre a City e a Ferni aconteceram há cerca de um ano. Entretanto, os sócios de fato se engajaram numa combinação de empresas há cerca de seis meses. A transação, cujo valor não foi revelado, envolveu uma fatia em dinheiro e outra na troca de participações para união das empresas.
Valor Econômico – SP