11/12/2014 às 05h00
Por Tatiane Bortolozi | De São Paulo
A Blue Tree Hotels, rede com 23 hotéis no país, adotará o modelo de franquias a partir de 2015. A empresa vai levar sua experiência em sistemas de gestão, vendas, propaganda e outros serviços a empresários e investidores do setor.
Para a fundadora e presidente Chieko Aoki, o ponto forte da rede é o conhecimento e a experiência acumulados na gestão de empreendimentos desde 1997. “Podemos maximizar isso com as franquias e crescer mais rapidamente”, diz a executiva.
O mercado hoteleiro do Brasil ainda é pouco concentrado, pela presença de muitos operadores locais. Os 20 maiores grupos do setor administram apenas 20% dos quartos disponíveis no país.
A Blue Tree estima que as franquias representem de 5% a 10% da receita da matriz até 2016.
A empresa não divulga o faturamento da matriz, mas, em toda a rede, a expectativa é terminar o ano com receita de R$ 375 milhões, 7% superior aos quase R$ 350 milhões registrados no ano passado.
Os novos parceiros poderão ter a assinatura “by Blue Tree Hotels” ou ser classificados nas submarcas Towers, Premium ou Park. A ideia é respeitar a tradição construída pelos hotéis independentes.
O primeiro empreendimento sob o modelo de franquias será o hotel Terras Altas, em Embu das Artes, a 37 quilômetros da cidade de São Paulo. A gestão da Blue Tree vai ser implantada até 1º de fevereiro e ajudará, principalmente, nos planos de aumento da capacidade operacional.
O Terras Altas tem 103 apartamentos e planeja construir mais 47 quartos e reformar os existentes, em 2015, para atender ao aumento da demanda. Segundo o sócio Latif Abrão Junior, a franquia foi a forma encontrada para alavancar o negócio, expandindo a oferta e ampliando a visibilidade nacional. A capacidade atual do Terras Altas é de 2.500 pessoas.
A Blue Tree, por sua vez, terá a oportunidade de explorar o turismo de lazer – o Terras Altas tem mais de 250 mil metros quadrados de Mata Atlântica – e chegar a mais clientes. A empresa de Chieko Aoki está em busca de mercados em que ainda não atua. “O mais importante é ter um empreendimento que case com nosso modelo de negócio”, diz a presidente.
A rede soma 14 projetos em fase de desenvolvimento ou construção, com inaugurações previstas até 2017, em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Itajaí (SC) e Ribeirão Preto (SP). A próxima abertura será o Blue Tree Premium Alplhaville, em Barueri (SP), no primeiro semestre de 2015. A Blue Tree está presente em 18 cidades brasileiras.
A companhia espera, pelo menos, repetir o crescimento visto neste ano em 2015. O projeto de reestruturar a gestão e simplificar projetos rendeu bons resultados neste ano e será mantido em 2015, afirma a presidente.
Valor Econômico – SP