08/12/2014 às 05h00
Por Tatiana Schnoor | De São Paulo
O eBay, plataforma de comércio eletrônico americana, estuda um conjunto de ações para ampliar a sua presença no Brasil. O site em português da companhia foi lançado em maio e até agora as vendas se restringem a produtos importados. Sylvie De Wever, responsável pela expansão na América Latina e pelo marketing internacional da empresa, diz que estuda abrir a plataforma a comerciantes brasileiros e cogita usar outros sistemas de pagamentos além do PayPal. Também pretende aumentar a oferta de frete grátis para compras internacionais e reduzir o tempo de entrega.
“Não temos datas, mas estes são os planos, inclusive consideramos conectar outros sistemas de pagamento à nossa plataforma, além do Paypal”, afirma De Wever, referindo-se ao braço de pagamento eletrônico do eBay. “Isso já foi feito na Rússia e estudamos o mesmo para o Brasil, porque queremos ser relevantes para os consumidores.” Ebay e Paypal anunciaram a separação das operações na metade deste ano, mas as relações de parceria vão se manter.
O comércio eletrônico tem apresentado crescimento expressivo no país. No primeiro semestre, o setor faturou 26% mais do que nos seis primeiros meses de 2013, muito acima do varejo tradicional, que teve expansão próxima a 4%, segundo a consultoria e-bit. Para 2015, as estimativas são de alta de 17% nos gastos totais on-line dos consumidores brasileiros, para R$ 81,3 bilhões, de acordo com dados do PayPal.
Por enquanto, o eBay espera avançar no Brasil diluindo barreiras logísticas nas compras internacionais de países como China e Estados Unidos, de onde vem a maior parte dos produtos adquiridos pelos brasileiros. O site tem 1 milhão de compradores ativos no país. Alguns gargalos ficaram evidentes a partir de uma pesquisa que mapeou os hábitos de compras pela internet de consumidores de 22 países (incluindo o Brasil), feito pelo PayPal em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos.
“Estamos atuado em diversas frentes, primeiro trabalhando com comerciantes dos Estados Unidos e China para aumentar o frete grátis como extensão do pacote de ofertas para o Brasil. Acreditamos que isso é um diferenciador para o eBay porque aumenta a taxa de conversão de compra”, diz De Wever. No terceiro trimestre, o eBay registrou receita global de US$ 4,4 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2013.
Para reduzir o tempo de entrega da compra internacional, o eBay planeja fazer parcerias com empresas que tenham centros de distribuição em locais estratégicos. A ideia é acelerar principalmente o envio de itens mais baratos (de menos de US$ 100). “Sabemos que a primeira experiência de compra pela plataforma é geralmente de produtos mais em conta. Se for bem-sucedida, a pessoa seguirá comprando”, afirma a Sylvie.
Outra iniciativa visa aumentar as transações feitas por brasileiros com comerciantes de outros países da América Latina. A ideia é replicar o projeto-piloto feito no México e agora em fase de testes no Chile e Colômbia, baseado no conceito de clube. Por um valor fixo anual, o consumidor teria direito a trazer um número limitado de encomendas até um determinado peso.
O eBay começou a atuar no Brasil em setembro de 2013, quando lançou um aplicativo de moda em português. No ano seguinte, o site foi traduzido também. Melhorar a experiência do canal móvel está sendo considerado um importante pilar da companhia nas apostas para o Brasil para os próximos anos. Por isso, a empresa pretende formar parcerias com operadoras de telefonia para embarcar o aplicativo do eBay nos iPhones. “Esse modelo está em teste no México. Queremos aumentar o volume de compras por esse meio, inclusive, no Brasil”, afirma a executiva. Segundo De Wever, em termos de valor das transações feitas pelo site do eBay, o canal mobile cresce mais rápido do que nos PCs. A participação desse canal nos negócios globais do eBay é de 25%. Na América Latina, sobretudo no Brasil e no México, o percentual é ainda superior, destaca a executiva.
Valor Econômico – SP