28/11/2014 às 05h00
Por Daniela Rocha | Para o Valor, de São Paulo
O fundo Innova Capital, que tem entre seus principais sócios Jorge Paulo Lemann, considerado o homem mais rico do Brasil, está investindo na Dauper, líder na produção de cookies no país. O fundo é acionista minoritário da companhia, que tem um plano ambicioso de expansão. Os valores dos aportes iniciais do Innova, assim como seu share de ações, não foram revelados.
A Dauper prepara-se para se transformar em uma grande empresa. “A gestão e o controle são nossos, mas achamos o sócio certo porque nosso projeto é grande e vamos precisar de investimentos para crescer em ritmo acelerado nos próximos anos”, diz Márcio Peres, presidente da Dauper.
O Innova Capital procurou a Dauper após realizar uma série de estudos. Segundo Felipe Moraes, diretor do fundo, o segmento de biscoitos premium ainda é incipiente no Brasil, movimenta menos de R$ 1 bilhão ao ano, porém, é bastante promissor, avança 30% anualmente, muito acima do tradicional, que cresce 6%. “Vimos na Dauper a chance de entrar em uma empresa de nicho, com produtos de alto valor agregado e com equipamentos de ponta. Ajudaremos nessa nova fase, com a meta de triplicar a capacidade produtiva nos próximos anos”, diz Moraes. De acordo com ele, a Dauper atua nacionalmente quase sozinha de forma muito inovadora em um mercado dominado por importados.
No mercado há 26 anos, a Dauper começou com uma pequena produção doméstica. Foi idealizada por Márcio Peres que, ao voltar de uma temporada de estudos nos Estados Unidos, sentiu falta dos cookies no Brasil e viu potencial para empreender nessa área. “Foi com uma forma, em casa, que começamos a nossa história”, conta Peres. O desenvolvimento foi gradual com capital próprio e acesso a linhas de financiamento de máquinas do BNDES. O primeiro cliente de peso foi o Mc Donald’s, contrato firmado em 1998 que trouxe repercussão positiva à empresa. Essa parceria foi encerrada em 2003, mas outras vieram a partir de então. A companhia se tornou fornecedora de produtos e ingredientes para empresas como Pão de Açúcar, Carrefour, Pepsico, Unilever, Nestlé, Native, Pizza Hut, Cacau Show e Hershey’s. A Dauper tem duas marcas próprias no varejo, a Sense e a GranPure.
Após três anos de planejamento e obras, a nova fábrica da Dauper, com 12 mil metros quadrados, foi inaugurada em 13 de novembro, em Canela (RS), com três linhas de produção e capacidade para 600 toneladas por mês de cookies, biscoitos premium, barras recheadas e granolas. O investimento foi de R$ 24 milhões.
Márcio Peres já anunciou a construção de mais 4 mil metros quadrados, com duas linhas de produção adicionais, com injeção de mais R$ 12 milhões. Com isso, a capacidade produtiva total vai superar mil toneladas por mês. A antiga unidade fabril no município vizinho de Gramado está sendo desativada, mas ainda poderá ser reaproveitado.
Nos últimos seis anos, o faturamento da Dauper teve uma evolução média de 33% ao ano. Em 2014, a projeção é de um aumento de 30%. Com os investimentos na fábrica, a expectativa é que em 2015 as vendas saltem de 40% a 60%.
A inovação é a marca registrada, com máquinas modernas. “Boa parte do lucro vai para Pesquisa & Desenvolvimento e também para aquisição de equipamentos. O fato de trabalharmos com produtos diferenciados nos obriga a estarmos sempre um passo à frente”, diz Raul Matos, diretor comercial e sócio da Dauper.
A empresa importou da Dinamarca uma tecnologia que permite mesclar dois tipos de massas com recheio, um investimento de R$ 7 milhões. “Fomos a primeira indústria alimentícia brasileira a adquirir essa máquina de tripla extrusão”, diz Matos. Atualmente, a Dauper conta com 220 funcionários. Desse total, aproximadamente 10% atua em Pesquisa & Desenvolvimento e na área de qualidade da empresa.
“Desenvolvemos tanto as receitas quanto as embalagens. Seguimos solicitações dos clientes e, na maioria das vezes, aperfeiçoamos esses pedidos ou levamos as nossas sugestões sobre ingredientes e sabores novos”, acrescenta Sabrina Lohmann, gerente de P&D. Para ter tantas ideias, a equipe da Dauper viaja pelo mundo, participa de feiras internacionais e troca informações com fornecedores de matérias-primas.
A companhia também está apostando em uma estratégia de lojas exclusivas da marca, a Biscoiteria Dauper. A primeira foi inaugurada em 2012, em Canela. Em agosto do ano passado, a empresa abriu ao público uma segunda unidade no Shopping Villa Lobos. A expansão vai se dar por franquias a partir de 2015, com foco inicial na cidade de São Paulo. A meta é chegar a 200 unidades em cinco anos. O investimento nas lojas é de R$ 320 mil e, nos quiosques,de R$ 220 mil, incluindo taxa de franquia, reforma e estoque inicial.
A repórter viajou a Canela a convite da Dauper
Valor Econômico – SP