SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Saraiva volta-se para o setor de educação

Webmaster by Webmaster
26 de novembro de 2014
in Notícias
A A

26/11/2014

Por Beth Koike | De São Paulo

Em março de 2008, a Saraiva desembolsou R$ 60 milhões para adquirir a Siciliano e se tornar a maior rede de livrarias do país. Seis anos depois, o foco da companhia não é mais o varejo, e sim a área de educação, que deverá absorver boa parte do investimento de cerca de R$ 60 milhões previsto para 2015.

O segmento de educação sempre foi mais rentável, apesar de o seu faturamento ser menor quando comparado aos negócios de varejo. Para efeitos de comparação, nos nove primeiros meses deste ano, a editora Saraiva teve receita líquida de R$ 277 milhões e lucro líquido de R$ 5,4 milhões. Já nas livrarias, a receita foi de R$ 1,3 bilhão e houve um prejuízo de R$ 23,3 milhões no mesmo período.

Diante de tais desempenhos e do bom momento por qual passa o setor de educação, a Saraiva reorganizou sua estratégia. “Desde o começo do ano passado, a companhia está se reposicionando para participar cada vez mais na área de educação”, disse Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente e bisneto do fundador da Saraiva, durante evento realizado para investidores ontem em São Paulo.

Entre as estratégias vislumbradas para alavancar o crescimento, está a aquisição de sistemas de ensino, editoras ou negócios de tecnologia aplicada ao ensino. “Eliminamos as redundâncias [funções duplicadas] e contratamos uma equipe comercial mais agressiva para a área de educação”, explicou Maurício Fanganiello, vice-presidente de negócios editoriais da Saraiva. Além disso, 60 funcionários da editora foram substituídos por profissionais mais alinhados à atual estratégia, entre 2013 e 2014.

Na área de varejo, também há muitas mudanças em curso. A Saraiva trabalha para integrar o canal on-line com as lojas físicas. Para isso está incentivando ações como compra no site e retirada do produto na loja. “A Saraiva tem a seu favor as lojas físicas. Muita gente ainda trata esses dois negócios de forma isolada, mas esse não é o caminho. São operações complementares”, diz Claudia Worms Sciama, diretora de varejo do Google.

Diferentemente do que ocorria até 2012, os investimentos da Saraiva não são mais direcionados para elevar o número de lojas. Em 2015, devem ser inauguradas apenas três unidades, mas outras duas ou três livrarias consideradas pouco rentáveis devem fechar. Com isso, a Saraiva encerrar o próximo ano com 116 pontos de venda.

As lojas em aeroportos continuam no radar da companhia. “As vendas em aeroportos [Guarulhos e Manaus] já estão entre as maiores do grupo”, diz Marcelo Ubríaco, vice-presidente de varejo da Saraiva.

A companhia também está testando livrarias com 400 m2, metragem bem inferior às lojas-ancora que chegam a ter 2 mil m2. Caso esse modelo, que está sendo testado em dois shoppings de São Paulo, dê certo, outras 25 unidades serão adaptadas para esse formato. Além disso, a Saraiva vai abrir 120 lojas temporárias em 2015, ou seja, 39 a mais em relação a este ano.

Segundo o presidente da Saraiva, haverá melhora na rentabilidade a partir do segundo semestre de 2015. A margem Ebitda esperada a longo prazo (de três a cinco anos) é de 6% a 7% da receita líquida. Até setembro deste ano, esse percentual foi de 3%. Esse aumento virá, entre outras ações, de uma redução de R$ 30 milhões em despesas gerais e administrativas em 2016.

Valor Econômico – SP

18
Previous Post

Queda do petróleo favorece a recuperação global

Next Post

Com moda própria, Renner aumenta vendas e expande

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Com moda própria, Renner aumenta vendas e expande

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas
  • Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas
  • Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.