19/11/2014
O Walmart, maior rede de varejo do mundo e ícone do mercado americano, está correndo para recuperar o atraso em relação à realidade que surgiu com a mudança de hábitos de compras dos americanos. Menos americanos querem estacionar seus carros em gigantes e incômodos estacionamentos apenas para usar uma megaloja. A Amazon e outros sites estão tomando o lugar das lojas físicas, com uma grande variedade de itens, que podem ser facilmente apanhados em lojas menores. Ao mesmo tempo, um percentual crescente de americanos vive em cidades que não é o território tradicional do Walmart. Entre 2000 e 2010, a população urbana aumentou 12,1% em comparação com um crescimento global de 9,7% da população, de acordo com dados do censo dos EUA. Uma forte evidência desse novo mundo do varejo ocorreu na quinta-feira, 12/11, quando o Walmart anunciou suas vendas nos três meses anteriores. Pela primeira vez em quase dois anos, as vendas do Walmart EUA cresceram, subindo 0,5% durante o período de 13 semanas que terminou em 31 de outubro. Mas as vendas em pequenas lojas da rede, geralmente localizadas em áreas mais urbanas, subiram 5,5%. E a verdadeira estrela foi a venda online, incluindo o aplicativo Walmart: cresceu 21%.
* Fonte: HuffingtonPost
ABEMD – SP