Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Demanda das empresas por crédito cresce 6,6% em setembro, diz Serasa

Demanda das empresas por crédito cresce 6,6% em setembro, diz Serasa

Demanda das empresas por crédito cresce 6,6% em setembro, diz Serasa
DO VALOR

20/10/2014 12h00

A demanda das empresas por crédito aumentou 6,6% em setembro sobre agosto, informou a Serasa Experian.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 19,1%. No acumulado do ano, a demanda subiu 4,3%.

De acordo com a Serasa Experian, a maior quantidade de dias úteis em setembro deste ano –já que o feriado do dia 7 ocorreu em um domingo–, a necessidade de formação de estoques para o Dia das Crianças e as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central no final de agosto ajudaram a elevar a demanda por crédito.

As medidas combinam injeção de dinheiro no sistema bancário, afrouxamento dos controles para a concessão de empréstimos e normas voltadas para o financiamento de imóveis e veículos.

Pelos cálculos oficiais, a oferta de crédito pode ser elevada em R$ 25 bilhões.

PORTE

O crescimento foi puxado pelas micro e pequenas empresas (MPEs). Nessa categoria, a procura aumentou 7,1% ante agosto. Já nas médias empresas a busca por crédito ficou estagnada em setembro ao passo que nas grandes empresas houve queda de 0,3%.

No acumulado de janeiro a setembro de 2014, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 7,3% frente ao mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento foi de 4,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 3,1%.

SETORES

O maior crescimento da demanda por crédito ocorreu nas empresas do setor comercial com alta de 8,0% ante agosto, seguido pelos serviços (5,4%) e indústria (5,2%). No ano, o crescimento foi mais intenso no setor de serviços (6,6% ), seguido pela indústria (6,5%) e comércio (1,7%).

Folha de S. Paulo on-line – SP