Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Visa prepara novas soluções em meios de pagamentos

Visa prepara novas soluções em meios de pagamentos

A Visa recebeu a imprensa para uma coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (24) a fim de  apresentar suas novas tecnologias, soluções e novidades que vão dar o que falar no mercado de pagamentos em 2020. Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovações da companhia, abriu o bate papo com jornalistas enaltecendo como a empresa se inovou nos últimos anos de acordo com o avanço tecnológico de seus clientes, já que estão mais conectados universalmente através de dispositivos móveis e inteligentes.

“O surgimento de novas tecnologias é cada vez mais veloz, o que contribui para a agilidade, segurança e eficiência nos pagamentos. Algumas destas tendências já existem no exterior e devem se popularizar no Brasil, outras já são realidade por aqui, o que irá proporcionar inclusão financeira e digital”, analisa o executivo.

O programa de Aceleração da Visa, apresentado por Jatobá, foi estruturado em conjunto com o RH e tem como objetivo fomentar o ecossistema de startups no país, além de promover o empreendedorismo, inovação, talento e tecnologia. A estratégia da Visa é acelerar o setor de pagamentos e a companhia se coloca como auxiliadora em ação conjunta com o mercado para gerar conexões e negócios.

 

Pagamentos por aproximação

Alessandro Rabelo, diretor executivo de Soluções da Visa, comentou a implementação dessa forma de pagamento que tem como objetivo ser mais rápido e conveniente do que dinheiro. Assim, o cliente não perde tempo contando valores em espécie ou aguardando o troco, basta escolher uma forma de pagamento, seja o próprio cartão, smartphone, relógio ou qualquer outro dispositivo compatível.

A solução já é bastante comum em países como Canadá, Austrália e Reino Unido e tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Segundo os dados apresentados durante o encontro, quase 80% dos terminais de pagamentos instalados no mercado brasileiro já estão habilitados para receber a tecnologia.

No Rio de Janeiro não é mais preciso encarar longas filas para comprar ou recarregar o bilhete único nas estações de da cidade carioca. Desde maio do ano passado, basta aproximar o cartão de crédito da catraca habilitada para o seu acesso ser liberado, tornando o processo fácil, prático e rápido para quem utiliza o transporte público. O Rio foi a primeira cidade da América Latina a implementar a tecnologia, já a cidade de São Paulo implementou o sistema em linhas de ônibus selecionadas.

Segundo dados apresentados por Marcelo Sarralha, diretor sênior de Soluções da Visa, o pagamento por aproximação traz vários benefícios, como a eficiência e melhoria no serviço prestado, aumento do número e incremento de transações, modernização das soluções e experiência de pagamento melhorada, sem atrito e filas para os usuários.

Para o próximo ano, essa forma de pagamento deve ser incorporada definitivamente ao dia a dia de mais brasileiros. Isso porque a tecnologia poderá ser expandida para outras cidades e integrada a outras modalidades de transporte.

 

Tokenização

Outra tendência que vem como uma forma de criar novas maneiras de pagar e ser pago. O cliente solicita o cartão que substitui os dados confidenciais por um número digital, assim para quem costuma fazer muitas compras online, pode ser bem vantajoso, já que poderá contar com vários benefícios com esse serviço, como redução nos custos de reemissão, evita perda de venda por cartão expirado e transtornos na troca dos mesmo.

De acordo com a Visa, a taxa de fraude online cai 20% e conversão de vendas aumenta 30%, já o país registra taxas 20% menores em fraudes nas transações tokenizadas em relação ao número de fraudes encontradas em transações que não fazem uso da tecnologia, nos três primeiros meses de 2019.

Pagamentos B2B internacionais

A partir deste ano, empresas passarão a fazer transações internacionais envolvendo altos valores graças a uma rede baseada em uma plataforma blockchain. Essa rede permite que as transações sejam mais rápidas e transparentes, já que registra o passo a passo da operação. A solução também é mais segura, pois as informações sigilosas de uma empresa, como detalhes bancários e números da conta, são protegidas pela tokenização. Como resultado, deve ocorrer uma migração dos pagamentos comerciais no mundo para este novo modelo simplificado e seguro.

“A revolução em meios de pagamentos é silenciosa, mas está em toda parte. Na Visa, estamos trabalhando nos bastidores para viabilizar que essas tecnologias possam melhorar e facilitar as transações dos clientes em todo país”, completa Percival Jatobá.

Fonte: Decision Report