Twitter Facebook Linkedin
  • A americana National Retail Federation –NRF, referência mundial em varejo, publicou agora no começo de Dezembro artigo onde lista as dez principais tendências para o varejo para o ano de 2021 e que, de forma resumida, são: DTC–Direct to Consumer, Transformação da cadeia de suprimentos, Livestreaming, Adoção de tecnologia robótica, Evolução dos Shopping Centers, Redução do toque, Social Commerce, Crescimento da manufatura on-demand, Transformação digital, Novas alternativas de consumo, e Privacidade. Muita coisa pra pensar, especialmente para aqueles que querem e precisam ajustar seus negócios para enfrentar os tempos desconhecidos que vêm pela frente.
    30 dezembro
  • Alguns números recentemente divulgados através de POF Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2018 do IBGE revelam a importância da renda na cadeia de consumo brasileira, além de explicitar a relevância de programas governamentais de complementação de renda e de suporte de subsistência às famílias. A Renda Disponível Familiar Per capita média no Brasil, em 2018, ficou em R$ 1.650,78, sendo que destes, R$ 379,97 eram renda não monetária em geral valores de bens e serviços adquiridos através de governos, instituições e outras famílias. Falamos de 23% da renda que só é conseguida através de provisão dada por organismos fora da família. A pesquisa apurou que a renda mínima para que a família chegue ao final do
    26 novembro
  • Intenção de Consumo das Famílias A CNC Confederação Nacional do Comércio realiza mensalmente diversas pesquisas e dentre elas a que procura medir a sensação das famílias em relação ao consumo de forma geral. Esta pesquisa é bastante ampla, cobrindo todas as regiões do Brasil e apoiada nas resposta de cerca de 18 mil questionários.
    29 outubro
  • A pergunta que fica no ar em tempos de pandemia é: o que está mudando na relação entre as marcas, produtos e canais com o consumidor? A resposta não é tão simples, mas algumas informações oriundas de pesquisas de mercado que vêm sendo realizadas podem ajudar a compreender. Confira mais nesta edição do SNAPSHOT SBVC.
    02 setembro
  • Foi divulgada pelo IBGE em Julho a PNAD Educação com dados relevantes sobre a educação no país. A boa notícia é que a população de pessoas com mais de 25 anos com ensino médio completo passou de 45% em 2016 para 48,8% em 2019, porém mais da metade da população (51%) de adultos não conclui esta etapa.
    04 agosto
  • O IBGE divulgou no final de Junho a Pesquisa Anual do Comércio (PAC) referente ao ano de 2018. Sabemos que muitos destes números hoje em dia não fazem tanto sentido, porém é fundamental conhecê-los, pois serão base de comparação para o que vem pela frente e podem nos ajudar a compreender melhor a evolução do varejo.
    30 junho
  • Muitas pesquisas estão sendo realizadas ao longo do período que estamosvivendo e diversos deles indicam como o consumo está se comportando. O Google divulgou agora em meados de Maio o seu estudo “Coronavírus: O mundo nunca mais será o mesmo” com diversos indicadores interessantes.
    26 maio
  • À espera da emersão: A Humanidade convive com um fator inesperado que tem levado todos os seres e negócios existentes no Globo a repensarem suas atitudes e sua forma de atuar.
    15 abril
  • O fluxo de consumidores no comércio do país está em baixa, conforme evidencia o mapeamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a FX Data Intelligence – especialista em visão computacional dirigida por IA, fornecendo insights estratégicos para o varejo. O estudo destaca o comparativo de desempenho em relação a 2020 e ao mês anterior, evidenciando os reflexos do fechamento do comércio durante alguns meses da pandemia da covid-19. Houve queda de 33% no faturamento dos shoppings, de R$ 192,8 bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020, além da diminuição do fluxo de pessoas, que passou de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 milhões em 2020. Ressalta-se também a retração de 9,5% na geração de empregos diretos.
    25 fevereiro
  • Para a Black Friday 2020 o consumidor está animado, 73% dos entrevistados pretendem gastar mais do que a edição de 2019, porém esse número registra uma queda significativa de 16p.p. O consumidor também admite se planejar para as promoções (95%) e declara que vai pesquisar produtos e preços (97%).
    25 novembro
  • São Paulo, novembro de 2020 – Ferramentas de alavancas promocionais, que proporcionam fidelização do consumidor, vêm apresentando uma grande expansão, um movimento que foi impulsionado no pós-Covid. De acordo com o estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, a adoção de ferramentas promocionais foi acelerada pela pandemia: 72% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso desse tipo de ferramenta em suas compras online e lojas físicas.
    10 novembro
  • As mudanças de comportamento trazidas pelo Covid-19 fizeram com que os consumidores estejam mais satisfeitos com as experiências de compra online do que com as visitas às lojas físicas. O aumento das compras pela internet e a redução das idas aos pontos de venda tem causado uma migração de consumo para meios digitais, o que pode gerar transformações de longo prazo nas estratégias das empresas.
    30 outubro
  • Estudo realizado pela SBVC revela que 82% dos consumidores 60+ compram online: e desses, 18% compraram pela primeira vez na quarentena. 71% utilizaram smartphone e 46% aplicativos para as compras online.
    28 setembro
  • Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro SBVC 2020
    Em mais um ano de crescimento lento da economia, as maiores empresas do varejo brasileiro superaram as expectativas e aumentaram sua participação de mercado. De acordo com a sexta edição do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a expansão das maiores empresas do setor foi de 9,9% em 2019, praticamente o dobro da alta de 5% do varejo como um todo.
    04 setembro
  • Os pagamentos móveis via app vêm apresentando uma grande expansão, um movimento que deverá ser impulsionado no pós-Covid pelo mundo low touch, que evolui na esteira das preocupações dos consumidores com sua saúde.
    03 setembro
  • A pandemia de covid-19 fez o consumidor brasileiro sumir de lojas físicas e shopping centers do país no primeiro semestre. Para compreender isso, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas em Shopping Centers e Lojas Físicas do primeiro semestre de 2020 com dados da FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo.
    22 julho
  • Crises são momentos de reinvenção do negócio, e sobrevive quem souber aproveitar o momento. Isso vale tanto para grandes empresas quanto para pequenos negócios, que estão utilizando a criatividade para fidelizar antigos consumidores e atrair novos clientes por meios digitais. Caminhos existem: é preciso ter atitude.
    14 maio