Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » 39,8% dos empresários estão com estoques acima do esperado, revela pesquisa

39,8% dos empresários estão com estoques acima do esperado, revela pesquisa

Os dados são de maio e foram apurados pela FecomercioSP

Em maio, houve ligeira queda no número de empresários que afirmaram estar com excesso de mercadoria estocada, o que ajudou a elevar em 2,1% na comparação com abril o índice que mede a adequação dos estoques do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo. O indicador passou de 85,6 para 87,4 pontos. Os dados são do IE (Índice de Estoques) da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Mas, apesar da leve melhora, 39,8% dos comerciantes alegaram estar com estocagem além do ideal, o segundo valor mais alto já registrado na série iniciada em junho de 2011. Na comparação com maio de 2015 – quando o índice de adequação dos estoques marcou 98,5 pontos -, o valor é 11,2% inferior.

Para a assessoria econômica da FecomercioSP, apesar da leve melhora em maio, ainda existem muitos comerciantes com excesso de mercadoria estocada. A despeito do conservadorismo do empresário do varejo, está muito difícil vender e, com isso, a tendência é que o resto da economia também continue em ritmo de espera, já que o quadro de estoques no setor aponta para queda da demanda no atacado e na indústria.

Fonte: Supermercado Moderno