Depois de alcançar seu primeiro R$ 1bilhão em faturamento no ano passado, a Lorenzetti fabricante de duchas e chuveiros elétricos, metais sanitários, purificadores de água e aquecedores de água a gás projeta crescimento de 12% em 2015. A Lorenzetti encerrou 2014 com faturamento de R$ 1,05 bilhão, o que representa expansão de 13%. O patamar é considerado “fantástico” pelo presidente da empresa, Eduardo Coli, ainda que tenha ficado abaixo dos 18,5% projetados inicialmente.
O desempenho do ano passado, muito acima da média do setor de materiais de construção, foi puxado pela venda de produtos para as classes B e C, em regiões que estão apresentando crescimento econômico, segundo Coli. “A Lorenzetti olha sempre dez anos na frente, investindo em produtos, tecnologia, na área comercial e em processos”, conta.
Também contribuiu para o faturamento o aumento de 30% nas vendas de lâmpadas, em que a Lorenzetti começou a atuar em 2013. Em 2014, a empresa apresentou crescimento de dois dígitos pelo nono ano consecutivo. “Em 2015, vamos investir os mesmos valores do ano passado em produtos e tecnologia. Estamos prontos e bem capitalizados para procurar novas aquisições que tenham sinergia com nossos canais de distribuição”, diz o presidente da Lorenzetti. A expansão de 12% projetada para o ano não considera aquisições. Sem fornecer detalhes, Coli diz que a Lorenzetti tem conversado com empresas de segmentos afins aos que atua sobre aquisições.
Cerca de 98% do faturamento da Lorenzetti é direcionado para o varejo, e a intenção é que os alvos de aquisição estejam em segmentos que também possam ser direcionados a esse canal de vendas. “Qualquer segmento que venda em lojas de materiais de construção nos interessa”, disse o executivo. A intenção é que as aquisições sejam feitas com capital próprio. Em relação à economia brasileira, a avaliação de Coli é que o ano será mais difícil do que 2014, devido “ao aperto de crédito e à subida das taxas de juros”.
Valor Econômico – SP