A Viajanet, agência on-line de viagens, planeja repetir este ano o crescimento de 30% e atingir vendas brutas de R$ 1 bilhão. Se a meta for batida, será o terceiro ano de crescimento da empresa, que passou por reestruturação em 2013.
“O comportamento do mercado de viagens no Brasil como um todo foi bom, mas o segmento on-line foi mais forte, com a migração do cliente do atendimento físico para o digital”, disse o presidente da Viajanet, Paulo Nascimento. “Enquanto em 2014 cerca de 22% das vendas de agências de viagem eram feitas pela internet, em 2016 essa porcentagem já era maior que 30% e hoje se aproxima de 40%”, afirmou.
Segundo ele, as vendas brutas — o que é intermediado em transações de passagens aéreas, diárias de hotéis — da Viajanet cresceram 30% em 2017 ante 2016 e atingiu R$ 750 milhões. A empresa, de capital fechado, não abre outros dados de balanço. No setor em que atua, a receita líquida varia entre 10% e 15% das vendas brutas.
Nascimento disse que a empresa tem registrado cerca de 30 mil transações por mês. O bilhete médio vendido tem crescido, disse o executivo, com o aumento das vendas de passagens internacionais que são, segundo ele, em média 20% mais caros que os trechos domésticos.
O segmento de viagens internacionais dobrou de tamanho da empresa, e representa hoje cerca de 20% dos bilhetes vendidos.
Fundada em 2009, com investimento inicial de R$ 4 milhões, a Viajanet recebeu aportes dos fundos Travel Investiment Technology, Redpoint Ventures, General Catalyst, Pinnacle Ventures e IG Expansión.
A operadora cresceu até 2013, quando chegou a ter mais de 400 funcionários, com um modelo de negócio de filiais e forte investimento em áreas comercial e em marketing. Mas após prejuízos, a companhia cortou pessoas — hoje emprega 150 pessoas — e passou a atuar no segmento corporativo também.
O executivo disse que a Viajanet quer ampliar a área de White Label — em que monta e opera um site de viagens para clientes corporativos –, segmento no qual já atende Buscapé, Magazine Luiza, Central de Intercâmbio, Agaxtur e ELO.
No segmento de varejo, o presidente da Viajanet disse que a prioridade em 2018 é a venda de pacotes, estratégia que teve início já em 2017, quando a empresa criou um novo fluxo para o website, que permite ao usuário em uma única busca comprar passagens aéreas e hospedagens em um dos melhores inventários do mundo.
Fonte: Valor Econômico