Os clientes do programa gastam em média 95% mais que os consumidores não adeptos à plataforma de relacionamento
A Netpoints comprova como suas estratégias de marketing atreladas ao uso do big data geram incremento financeiro real nos varejistas parceiros, com o case do Savegnago Supermercados. 65% da base de clientes do Savegnago Supermercados tem seus tickets atrelados ao programa da Netpoints.
Nos três primeiros meses do programa, o cadastramento de clientes no Savegnago Supermercados atingiu a marca de 400 mil cadastros. Hoje, já são quase 700 mil e 60% preferem trocar os pontos por descontos na própria rede.
As campanhas de marketing focadas na análise de relacionamento com os consumidores, promovidas pela Netpoints, apresentam ROI de 500%, em comparação com o chamado grupo de controle, composto por pessoas não impactadas pelas ações, gerando um aumento de faturamento entre 5% e 10% para o Savegnago Supermercados.
“Com ações segmentadas e precisas de marketing direto, além de estudos aprofundados de comportamento do cliente, o programa contribuiu para elevar o resultado financeiro da empresa. A Netpoints é eficiente na comunicação com todos os tipos de público e apresenta um impacto positivo no relacionamento com o consumidor”, comenta Murilo Savegnago, gerente de marketing do Savegnago Supermercados.
A Netpoints funciona em um sistema inteligente de coalizão, que reúne mais de 1500 lojas onlines e físicas, com mais de R$700 milhões transacionados por mês, em parceiros dos mais variados segmentos, como supermercados, drogarias, postos de combustíveis, moda e vestuário, lojas online, entre outros. Desta forma possui uma base de dados sobre mais de 16 milhões de associados para a análise do comportamento de compra dos clientes, que aderem ao programa. O que permite indicar a oferta de produtos e soluções, em linha com os anseios dos consumidores.
“No último ano, mesmo em um cenário desafiador para a economia, a Netpoints apresentou relevantes dados de crescimento junto aos parceiros. O caso de sucesso com a maior rede supermercadista do interior do estado de São Paulo é um exemplo concreto destes excelentes resultados”, afirma Carlos Formigari, presidente da Netpoints.
Atualmente, a Netpoints possui parcerias com grandes redes varejistas como Savegnago Supermercados, Grupo Superpão, Smart Supermercados, São Vicente, Pinheiro Supermercado, Semar, Cercadão, D´avó, Hortifruti, Supermarket, Spani, Supermercado Guará, Mano’s Doces, Varandas, Farmácias Trajano, Villarreal, Drogaria Retiro e Arena Atacado.
Fundada em setembro de 2011 por um grupo de empresários brasileiros com investimento do Grupo Bozano – investidor também da Embraer – tendo como sócias as empresas Smiles e Marisa, a Netpoints é um programa de fidelidade com foco no varejo e conta com parcerias em diversos segmentos, como redes de supermercados, postos de combustível, drogarias, pet shops, roupas e acessórios, home center e lojas on-line. A gama de serviços oferecida pela Netpoints aos parceiros inclui uma plataforma eletrônica exclusiva para ações de relacionamento com o cliente e estudos de comportamento de compras, que possibilitam a cada parceiro otimizar suas estratégias de negócios utilizando ferramentas como Netshopper, NetPDV, Netcustomers, Netnumbers, Netincentive e Netinsights.
O Savegnago Supermercados, com 33 lojas atualmente, quatro postos de combustíveis e um centro de distribuição em Ribeirão Preto, é a maior rede de supermercados do interior do Estado de São Paulo, empregando cerca de 7.200 funcionários. As lojas estão espalhadas por 11 cidades e atendem uma população estimada em 1,9 milhão de pessoas.
Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2015, colocou o Savegnago Supermercados como a 13ª rede do país com um faturamento de R$ 2,1 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.