Enquanto o varejo amarga resultados ruins nos últimos anos, os outlet centers — shoppings fora das grandes cidades que concentram dezenas de lojas de marcas com preços menores — estimam fechar o ano no azul.
Segundo cálculos da empresa de consultoria e desenvolvimento About, os 12 outlet centers em funcionamento hoje no País deverão terminar 2016 com faturamento de R$ 3,2 bilhões. O crescimento bruto é de 28% em relação a 2015: um recorde para um setor que começou a ser mais conhecido no Brasil nos últimos dois anos.
É preciso levar em conta que o número de empreendimentos também subiu neste ano, com a inauguração de um em Atibaia e outro em Lorena, ambos no interior de São Paulo.
Dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que os brasileiros estão comprando menos. As vendas no varejo acumulam queda de 6,7% neste ano.
Mesmo assim, quem vai às compras está cada vez mais em busca de preços baixos. É aí que o outlet abocanha uma fatia dos clientes dos shoppings centers convencionais, segundo André Costa, sócio-fundador da About.
— A crise gera em nós a consciência de preço. O consumidor que ascendeu entre 2009 e 2013 continuou a buscar artigos de moda em outlets. As pessoas passaram a melhorar seus hábitos de consumo e é duro dar um passo para trás diante da crise. O outlet dá a possibilidade de manter um pouco desse padrão.
Segundo a About, o crescimento das vendas tem relação direta com a diminuição do ritmo das viagens de compras nos Estados Unidos. Vale lembrar que o dólar saltou da casa dos R$ 2 para R$ 4 em cerca de dois anos. No atual semestre, a moeda ficou em torno de R$ 3,40: um patamar considerado ainda alto para reaquecer as famosas viagens de compras na Flórida.
Os bons resultados animam os empresários, inclusive os donos de shoppings tradicionais. Nos últimos anos, a General Shopping inaugurou empreendimentos em Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. O Nordeste tem ganhado destaque. Já são três grandes outlets na Bahia e no Ceará.
A About considera, no entanto, que os outlets são mais populares nas grandes regiões metropolitanas. O objetivo é, aos poucos, avançar para o interior do Brasil. Ainda não há, por exemplo, outlets na região Norte. Até 2019, o País terá mais dez empreendimentos, a maioria ainda concentrada no Sudeste.
Fonte: R7.com.br