Em meio a pandemia algumas pessoas ficaram com rotinas alteradas, muitas vezes até sem ter uma, pois, tudo se modificou, e diante deste dilema, o que fazer? As séries e filmes já não proporcionam distração, ida às lojas não são recomendadas e nem seguras. Mas que nada, estamos em uma era moderna, por que não fazer compras online? A revista Veja recentemente realizou uma pesquisa e um dos temas estava relacionado aos novos hábitos de consumo em meio a pandemia, e para analisar estes hábitos as pessoas entrevistadas foram divididas em três grupos, idosos, adultos, jovens e adolescentes. Os dois primeiros grupos informaram que estavam contendo gastos devido às incertezas geradas pela pandemia, já o grupo de jovens e adolescentes afirmaram gastos desnecessários no período de isolamento social; 67% dos jovens entrevistados afirmaram ter comprado algo somente para satisfazer seus desejos de compras. A partir de um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros elevaram a quantidade de compras online, segundo os dados da pesquisa, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena ampliaram o volume de compras devido ao isolamento social, um dos fatores para o aumento das vendas online é a redução do risco de contaminação e outro é a agilidade de escolher o produto, pesquisar preços e recebê-lo na porta de casa. Outro fator que agravou o crescimento do consumo foi a facilidade proporcionada pelos meios de pagamento utilizados, nas compras online o método mais empregado é o cartão de crédito, chegando em torno de 70%, o que auxilia a aquisição de produtos, pois, simplifica a forma de pagar a mercadoria, e os consumidores não necessitam do dinheiro em espécie, e, além disso podem parcelar os valores, aumentando assim o poder de compra da população. O que tem sido muito aprimorado pelas empresas são as jogadas de Marketing, pois, estas levam a população a consumir mais do que o necessário e muitas vezes até o que nem é preciso, trabalhando em cima do desejo consumista da população a partir da imagem que se tem do produto, ainda mais em uma sociedade tão consumista quanto a nossa, onde adquirir cada vez mais se torna algo prazeroso. Um dos agentes aliados ao marketing em meio ao isolamento, são as redes sociais, que através de influenciadores e propagandas nos instigam a manter este hábito consumista ativo. Porém, para tudo há uma consequência, e qual é a do consumo desenfreado? O meio ambiente quem o diga, em meio a esse caos de consumo a produção de lixo também aumenta significativamente, e a grande parte deste é descartado de forma incorreta. Então como podemos melhorar os hábitos de consumo nesse cenário? Pense se você realmente está precisando do produto e se esse será útil às suas necessidades, se terá uso, ou se a finalidade dele simplesmente será ficar em algum canto, e se você necessita do dinheiro para algo mais importante, ainda mais em tempos de crise, e por fim, quando consumir, procurar comprar produtos de empresas que possuem ética, que levem em consideração o meio ambiente. Dessa forma, reduziremos os impactos à natureza causada pelo consumismo desnecessário, pois, consumir de forma responsável é um gesto de respeito com o planeta. Referências SENECHAL, Alexandre. Estudo mostra os novos hábitos do brasileiro durante a quarentena. Veja, disponível em: http://veja.abril.com.br/saude/estudo-mostra-os-novos-habitos-do-brasileiro-durante-a-quarentena/. Acesso em: 5 de setembro de 2020. CALDEIRA, Gabriel. 29% dos consumidores fazem mais compras online durante pandemia, diz Boa Vista. UOL, disponível em: http://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/05/15/29-dos-consumidores-fazem-mais-compras-online-durante-pandemia-diz-boa-vista.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 5 de setembro de 2020. Da agência Brasil. Hábito de consumo adquirido na pandemia deve permanecer após covid-19.
Fonte: PET Ciências