SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Na Pague Menos, integração com Extrafarma avança – mas dívida ainda pesa

Rede de farmácias fechou terceiro trimestre com prejuízo contábil de R$ 23,7 milhões

SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo by SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
7 de novembro de 2023
in Notícias
A A
Na Pague Menos, integração com Extrafarma avança – mas dívida ainda pesa

Por Karina Souza | Com redução na inauguração de lojas e cortes de custos, a Pague Menos entregou um resultado operacional melhor no terceiro trimestre – o segundo de Ebitda positivo na Extrafarma. Mas a dívida elevada por conta da aquisição da rede que pertencia ao grupo Ultra pesou no balanço, que fechou um prejuízo de R$ 23,7 milhões, ante R$ 305 mil no mesmo período do ano passado. Considerando efeitos não recorrentes, o prejuízo foi de R$ 400 mil, ante lucro de R$ 14,4 milhões no ano anterior.

Para conter o avanço da alavancagem em um ambiente de juros altos, a companhia realizou um aumento de capital de R$ 332 milhões no trimestre passado, mas o efeito sobre as despesas financeiras deve ser capturado mais nos últimos três meses do ano, afirma o VP financeiro, Luiz Novais.

“O efeito do aumento de capital e das melhorias operacionais deve se traduzir melhor no quarto trimestre. Se não fosse o aumento da despesa financeira, teríamos apresentado R$ 80 milhões de lucro”, diz.

Enquanto isso, a despesa financeira mais do que dobrou na comparação anual, chegando a R$ 120,4 milhões. A companhia fez um pagamento de R$ 198 milhões referente à aquisição da Extrafarma no trimestre.

A captação do trimestre passado já foi usada para pagar parte da dívida, levando a alavancagem de 3 vezes para 2,4 vezes. Até o fim do ano que vem, a ideia é levar esse indicador de volta para 1,7 vez — mesmo patamar de 2022.

Nos três meses findos encerrados em 30 de setembro, o faturamento cresceu 16,2%, para R$ 3 bilhões, em linha com as estimativas da equipe do Itaú BBA. As vendas mesmas lojas (SSS, no jargão) subiram 11,5% na bandeira Pague Menos, com uma desaceleração de 3,4% em Extrafarma.

O Ebitda aumentou 41,4% na comparação anual, para R$ 143,8 milhões, um pouco acima do que previa o mercado. A margem Ebitda no período aumentou 0,9 ponto percentual na comparação anual, para 4,7%, impulsionada principalmente pela nova gestão na Extrafarma. E a geração de caixa aumentou 62,4%, para R$ 176,8 milhões.

O avanço dos indicadores está relacionado a uma gestão de olho na eficiência e em cortes de despesas. Em marketing, a companhia concentrou a maior parte do investimento de marca no patrocínio ao BBB, no início do ano, o que permitiu reduzir investimentos no segundo semestre.

Do lado operacional, no terceiro trimestre, reduziu o número de funcionários por loja em 4%, por exemplo, e fechou quatro lojas. No início do ano, a companhia tinha projeção de inaugurar 60 lojas, número que foi reduzido para 20.

A companhia tem acelerado a conversão de lojas de Extrafarma para a bandeira Pague Menos. No terceiro trimestre, foram 11 lojas e outras 44 estão programadas para troca de bandeira no quarto trimestre. A ideia é testar a aquisição os resultados da estratégia de conversão – que pode envolver mais lojas em 2024. Hoje, ao todo, a empresa tem 1284 lojas Pague Menos e 364 da Extrafarma.

A estimativa da rede de farmácias é que a integração da aquisição, feita no fim de agosto de 2022, leve ao todo 30 meses. No final, a companhia estima de R$ 180 milhões a R$ 275 milhões de Ebitda incremental. Só nos primeiros 12 meses, foram capturados R$ 113 milhões.

Fonte: Exame

85
Previous Post

Remessa Conforme acelera entregas e vendas, diz Amazon

Next Post

Cencosud e iFood firmam acordo para adquirir dark stores

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post
Cencosud e iFood firmam acordo para adquirir dark stores

Cencosud e iFood firmam acordo para adquirir dark stores

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.