A Coop encerrou o ano passado com crescimento de 3,8% no faturamento líquido, para R$ 2,3 bilhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) e que foram apresentados há alguns dias durante assembleia geral ordinária.
No decorrer do ano passado, a Coop investiu R$ 60 milhões na modernização de sua rede, o que inclui a inauguração de cinco drogarias de rua, uma das quais oferece o serviço de assistência farmacêutica, que conta com consultório e farmacêutico graduado em farmácia clínica.
Com o objetivo de oferecer maior leque de serviços, a cooperativa também inaugurou, em parceria com a Nestlé, restaurante na unidade Industrial, em Santo André, o qual incorpora novas receitas para rotisseria e açougue. Também abriu espaço para a loja de carnes Swift.
Outra inovação da Coop é a adoção de caixas de autoatendimento. Atualmente, o parque de 92 autocaixas da rede é o maior do Brasil.
Para este ano, a previsão da Coop é investir R$ 147 milhões. Seu planejamento estratégico contempla a inauguração de duas unidades de distribuição (como a cooperativa chama seus supermercados) e cinco drogarias de rua – segmento que representa 16% no fornecimento total.
“O ano passado foi bastante difícil, mas conseguimos manter nosso share (participação) nas principais praças onde atuamos. Acreditamos muito no Brasil. Nosso crescimento para 2019 está muito bem alicerçado e continuará gerando renda e empregos”, disse Marcio Valle, presidente executivo da Coop.
Com 815 mil cooperados ativos, a Coop possui 31 unidades de distribuição, das quais 23 situadas no ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, Possui ainda três postos de combustível e 50 drogarias, das quais 31 nas lojas e 19 de rua.
Fonte: Panorama Farmacêutico