Por Julia Ribeiro | No ano em que completa meio século de existência, a Multiplan mergulha em uma nova era sob a liderança de Eduardo Kaminitz Peres e uma clara visão para o futuro da empresa: expandir e revitalizar seus ativos para acompanhar a transformação dos centros comerciais em espaços de experiência e bem-estar.
A estratégia para alcançar esse objetivo envolve um potencial de crescimento de 1 milhão de metros quadrados. Desse total, 200 mil m² serão dedicados aos shoppings (com investimento de R$1,5 bilhão), enquanto quase 800 mil m² serão destinados a projetos multiuso.
“Estou muito otimista. Creio que o maior desafio do setor de shopping é a constante necessidade de reinvenção para se adaptar às novas tendências e mudanças de perfil do consumidor. Nesse sentido, tudo nos leva a crer que crescer através das expansões é o caminho correto”, afirma o CEO da companhia em entrevista ao GRI Club.
Atualmente, quatro expansões estão em andamento, com três delas na fase de construção. ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, DiamondMall, em Belo Horizonte (com previsão de entrega ainda em 2024) e MorumbiShopping, em São Paulo.
O objetivo é enriquecer o mix de lojas com opções gastronômicas, de entretenimento, culturais e de saúde. Implementações tecnológicas, como entradas expressas sem cancelas nos estacionamentos, já estão em vigor em toda a rede. Entretanto, o desenvolvimento de novos projetos permanece no horizonte.
“Seguimos prospectando algumas regiões, em áreas onde o setor agro é forte e no Nordeste, por exemplo. Norte e Nordeste são uma grande oportunidade. Queremos estar nas cidades onde a Multiplan ainda não tem presença”, explica Peres.
A principal investida em projeto multiuso está em desenvolvimento em Porto Alegre (RS). Trata-se do Golden Lake, um bairro privativo de alto padrão que, quando concluído, contará com 18 torres e 7 condomínios. A previsão de entrega do primeiro deles ainda é para este ano.
Atento às novas tendências do mercado imobiliário, Eduardo Peres se prepara para compartilhar seus insights com os principais players da indústria durante o GRI Shopping & Retail 2024, no dia 5 de junho, em São Paulo.
“Fiquei muito feliz com o convite. Minha expectativa é agregar o máximo possível sobre temas relevantes que vêm ganhando foco no mercado nos últimos anos, trocar insights e perspectivas sobre os desafios e oportunidades do varejo ao lado de grandes empresas”, finaliza.
Fonte: GRI Club