Por Victoria Netto e Ana Beatriz Bartolo | A Americanas comunicou ter decidido suspender o processo de “market sounding” (divulgação a potenciais interessados) da unidade produtiva isolada (UPI) Hortifruti Natural da Terra (HNT) para manter os times focados nas respectivas operações. A empresa diz que também busca concentrar esforços na finalização das demonstrações financeiras de 2021 e 2022 e na aprovação do plano de recuperação judicial.
Segundo a companhia, a decisão vem após serem disseminadas “informações confidenciais e especulações sobre o processo de market sounding do Hortifruti Natural da Terra (HNT), o que afeta o processo e a gestão diária dos negócios”.
Em 2 de novembro, a Americanas confirmou que analisava uma proposta de aquisição da Natural da Terra, comprada pela varejista em 2021 por R$ 2,1 bilhões para diversificar sua operação. A varejista afirma que está conversando com o potencial interessado no HNT para formalizar o encerramento do período de exclusividade previamente negociado entre as partes. O potencial comprador não foi divulgado.
“A companhia não tem planos de retomar os processos de market sounding das UPIs HNT e Uni.Co no curto prazo pois, apesar de serem parte relevante do PRJ em discussão com credores, as alienações das UPIs só fazem sentido dentro de determinados parâmetros, principalmente de preço, mas também de condições de mercado, competição por recursos internos, gestão dos times, entre outros”, afirma em comunicado.
A Americanas diz que seguirá monitorando esses parâmetros para verificar a conveniência de retomar tais processos no futuro.
CVM & B3
Em resposta a um questionamento enviado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela B3, a Americanas confirmou que havia recebido uma proposta não vinculante no contexto da potencial alienação do Hortifruti Natural da Terra, conforme detalhado em notícia divulgada pelo Valor na semana passada. Porém, a empresa reforçou que, na noite desta segunda-feira (6), comunicou ao mercado ter decidido suspender o processo de “market sounding” da unidade produtiva isolada (UPI) HNT.
“A companhia está em discussões com o potencial interessado no HNT para formalizar, de comum acordo, o encerramento do período de exclusividade previamente negociado entre as partes”, escreveu a Americanas em resposta à CVM e a B3.
Fonte: Valor Econômico