Por Redação | A Jovem Nerd, produtora de conteúdo do Magalu, retomou o controle da Nerdstore, e-commerce de itens geeks e nerds, criado em 2006 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Integrante do ecossistema Magalu desde 2021, a Jovem Nerd aposta na infraestrutura do grupo para triplicar de tamanho em um ano.
“A nossa curadoria de produtos em parceria com a Netshoes, que já tem experiência na gestão de outros e-commerces, nos faz acreditar muito no crescimento da marca. Exatamente por isso tomamos a decisão de dar espaço para sellers venderem no site, pois sabemos que hoje somos capazes de oferecer um sortimento maior de produtos e atender toda a demanda da melhor forma possível para o cliente”, afirma Deive Pazos.
A gestão da loja virtual será feita pela Netshoes, que será a responsável pela produção de produtos da marca Nerdstore e por toda a operação do e-commerce, desde a plataforma de venda até a logística e atendimento.
“Tudo o que é relacionado a tecnologia, experiência do cliente, processamento de pagamentos, gerenciamento de estoque, logística de entregas, negociação com fornecedores e pós-venda, entre outros, ficará a cargo do time da Netshoes. É uma missão especial e estamos muito empolgados em colocar o Jovem Nerd em evidência e consolidar a Netshoes também no mercado de vestuários e artigos nerd e geek por meio da Nerdstore”, diz Graciela Kumruian, CEO da companhia.
A primeira aposta do Jovem Nerd ao reassumir o controle da Nerdstore é a coleção de camisetas do filme Deadpool e Wolverine, um dos principais lançamentos previstos no cinema para este ano. Serão cinco estampas diferentes e todos os itens são licenciados pela Marvel.
Os motivos da venda
A Nerdstore foi vendida pela Jovem Nerd, em 2019, por um motivo curioso: muita demanda. O rápido crescimento da loja e o desejo de ter uma produção própria acabaram tornando o fluxo inviável.
“Nós nos tornamos funis da produção e não conseguíamos crescer mais porque toda a produção estava concentrada nas nossas mãos. Além de todo o trabalho na loja, ainda tínhamos que editar o Nerdcast, que necessitava de atenção, tempo e qualidade. Isso tudo em um momento em que estávamos mudando para o Estados Unidos e gerenciar o varejo à distância era inviável”, disse o Jovem Nerd no vídeo do YouTube em que anunciaram a venda.
Agora, a marca foi retomada pela Jovem Nerd e passa a fazer parte do ecossistema da Magalu. Já o interesse da Netshoes em entrar no mercado de produtos nerds e geek existe há tempos. Em 2023, a empresa lançou a collab Residiuum, em parceria com a Iron Studios. Depois, junto com o Jovem Nerd, no começo de 2024, com o lançamento de Ruff Ghanor, estreou no site uma coleção exclusiva e limitada de camisetas com personagens do game.
“Agora, a operação da Nerdstore aumenta o nosso lastro nesse setor que, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, faturou mais de 22 bilhões de reais em 2022. É um mercado ainda em expansão e esse valor representa 5% de crescimento em relação ao ano anterior. Com essa parceria, adicionamos esse universo à nossa plataforma e usamos todo o nosso know-how para elevar a Nerdstore a um novo patamar de marketplace geek e nerd e levar ao consumidor uma experiência superior”, diz a executiva.
Fonte: Mercado e Consumo