Por Leandro Luize | A corrida pela audiência digital segue intensa no varejo farmacêutico, com mais de 156 milhões de acessos mensais às plataformas online do setor no primeiro semestre deste ano. E o ranking das 15 redes com maior tráfego médio revela uma liderança crescente, mas também interessantes surpresas.
Os indicadores levam em conta o desempenho de mais de 200 farmácias no primeiro semestre de 2023, a partir de um estudo da SimilarWeb, consultoria especializada na análise da performance das marcas no ambiente virtual.
A RaiaDrogasil (RD) segue dominante, com 25,83 milhões na média mensal de visitas – 17% do volume total. A Droga Raia ocupa o primeiro posto e a Drogasil aparece na sequência. Como parâmetro, as bandeiras do Grupo DPSP – Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, respectivamente terceira e quinta colocadas – totalizaram 10,94 milhões.
Para especialistas, essa posição da RD está atrelada ao fato de a rede ter aumentado em seis vezes os gastos com digitalização nos últimos cinco anos. “De modo geral, detectamos uma atenção especial das farmácias com estratégias de mídia paga e de otimização de alcance orgânico no Google”, comenta Jacqueline Glat, customer success manager da SimilarWeb.
O posicionamento digital da líder também teve impulso após a criação de uma adtech própria, por meio da qual a varejista é capaz de aferir 97% das transações. “Estamos falando de aproximadamente 350 milhões de atendimentos. Conseguimos, assim, identificar com precisão a frequência de consumo dos clientes nas nossas lojas, que hoje chega a sete vezes ao ano”, observa Flavio Correia, diretor de relações institucionais e com investidores.
Em paralelo, porém, a RD apostou na estratégia de acelerar a expansão via lojas físicas para aumentar a visibilidade da marca. Esse mesmo caminho foi seguido por outros players. Não à toa, somente uma das 15 farmácias mais bem ranqueadas é genuinamente online – a Farma Delivery.
Audiência digital reúne grandes e pequenos
Porém, o estudo indica muito mais do que um domínio de grandes redes. Chama a atenção, no top 15, a presença de três farmácias fora do mainstream – a farmácia de manipulação Oficial Farma; a Drogaria Nova Esperança, com apenas três unidades na capital paulista; e a Preço Popular, com origem em Brusque (SC), mas que já soma 500 lojas em cinco estados por meio de licenciamento de marca.
O mercado farmacêutico do Brasil é um dos três do mundo com maior fluxo de acessos, mas um dos menos concentrados – 42% das visitas pertencem a 1% dos sites. Para Jacqueline, essa fragmentação ajuda a explicar a diversidade no ranking por porte de empresa. “Cerca de 37% dos usuários consultaram mais do que cinco sites no período, o que indica um baixo nível de lealdade às farmácias”, alerta.
Fonte: Panorama Farmacêutico