O Grupo Carrefour Brasil anunciou recentemente o investimento de 68 milhões de reais num edital de bolsas de estudos e de permanência para pessoas negras em todo o país.
Por Robson Bonin
O aporte representa o maior investimento privado já feito para reduzir a desigualdade racial e faz parte do compromisso de investir valores que chegam a 115 milhões de reais direcionados à educação e geração de renda para a população negra.
O edital já está disponível por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, e as universidades terão de 31 de agosto a 27 de setembro para se inscreverem. A iniciativa faz parte das ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e de permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições públicas e privadas.
“Esta é mais uma iniciativa voltada ao combate ao racismo estrutural, pela qual pretendemos estimular o desenvolvimento educacional de pessoas negras que estão ingressando ou que precisam de ajuda para custear os estudos em universidades públicas e privadas. Para além da graduação, o programa inclui cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, níveis educacionais que não costumam contar com ações afirmativas”, diz Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Fonte: Veja