Conheça as franqueadoras que estão lançando modelos menores na feira de franquias da ABF
Por Isabela Rovaroto
ABF Franchising Expo 2022, maior feira de exposições ligado a setor de franquias, começou nesta quarta-feira, 22, com mais de 400 marcas expositores e milhares de visitantes. Em busca de aumentar sua capitalidade e alcance, muitas franquias anunciam modelos mais baratos durante o evento.
A exposição, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até o dia 25 de junho, reúne franquias com investimento de R$ 10 mil a R$ 2 milhões, de segmentos variados como alimentação, moda, educação, saúde, beleza e bem-estar, turismo, serviços automotivos, entre outros.
Entre as franqueadoras a aposta é em modelos mais compactos, com valores mais acessíveis e com foco em cidades menores. Automatização é outra tendência observada na feira da ABF. Confira os destaques:
Yogoberry
Criada em 2007, a rede de franquias de iogurtes congelados Yogoberry possui 23 lojas em operação, sendo seis próprias e 17 franqueadas. A marca lança agora seu modelo de microfranquias em formato de carrinho, para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras. Com o lançamento, a expectativa é dobrar a presença da rede até 2023.
- Investimento inicial: R$ 105 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
- Prazo de retorno: 1 ano e meio
Yes! Idiomas
A Yes! Idiomas lança seu primeiro modelo de microfranquia. A rede, que já conta com outros três formatos de franquias (soft, light e premium), agora investe em um conceito mais acessível de olho na interiorização da marca. Disponível em uma configuração para operar dentro de instituições de ensino, o novo formato requer 50m², quatro colaboradores e conta com projeção de 300 alunos por mês.
- Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
- Faturamento médio estimado: R$ 45 mil
- Prazo de retorno: até 24 meses
Ragazzo
Com mais de 200 lojas próprias e 31 anos de experiência, a rede de fast food Ragazzo anuncia seis novos formatos para franquias. Os modelos foram projetados para atender aos mais diversos espaços e ampliar a capilaridade da rede tanto nos mercados onde ela já está presente, quanto para alcançar novas cidades e estados brasileiros.
- Investimento inicial: a partir de R$ 225 mil
- Faturamento médio estimado: a partir de R$ 100 mil
- Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses
Convex Brasil
A Convex Brasil produz e comercializa joias em aço. Na feira da ABF, a rede anuncia um modelo de negócio para atacado. Serão apenas 18 unidades no Brasil. Na prática, o franqueado se torna um distribuidor e vende para revendedores, atacados e lojas multimarcas. Este franqueado participará ativamente das estratégias de vendas, de fabricação de novos produtos e de marketing, se tornando “sócio” conselheiro.
- Investimento inicial: R$ 350 mil
- Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Emporium da Beleza
A rede anuncia o modelo Small, para cidades entre 80 mil e 100 mil habitantes. A unidade tem o tamanho entre 40m² e 60m², oferecendo serviços de tratamento corporal e facial. Para quem adquirir uma unidade durante o evento, haverá um desconto de 20% na taxa de franquia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 194 mil
- Prazo de retorno: até 23 meses
Maislaser
A rede de clínicas de depilação a laser e rejuvenescimento facial apresenta um modelo mais enxuto para cidades de até 100 mil habitantes. A franquia conta com o aparelho de depilação a laser que pode ser utilizado em todos os tipos de pele, inclusive nas bronzeadas.
- Investimento inicial: R$ 450 mil
- Prazo de retorno: entre 15 e 20 meses
Halipar
A Halipar administra as redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho (Rodrigo Moraes/Divulgação)
A Halipar, que administra as redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, apresenta o Halifood, modelo de negócio que reúne duas ou mais de suas marcas em um mesmo espaço, com cozinha compartilhada e um sistema único de gestão. O projeto visa proporcionar maior rentabilidade ao franqueado e oferecer múltiplas experiências aos clientes.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1 milhão (para três marcas)
- Faturamento médio estimado: R$ 250 mil
- Tempo de retorno: 36 meses
Ótris Soluções Financeiras
Criada em 2010, a Ótris Soluções Financeiras é uma rede de franquias de recuperação de crédito para negócios de todos os tamanhos. O franqueado atua com a negociação e administração do negócio. O modelo Smart vai permitir a negociação com endividados com carteira fornecida pela franqueadora. Também será possível fazer a captação de clientes e ganhar até 100% da mensalidade do APP Credor, no qual donos de negócios se cadastram em busca do serviço.
- Valor de investimento: Modelo Smart a partir de R$38,5 mil
- Tempo de retorno: 6 meses
JAH Açaí
O JAH apresenta um novo modelo em seu portfólio de franquias, o JAH Express, que traz uma operação simplificada e focada no consumo do açaí, onde os clientes poderão ter mais liberdade e autonomia para escolher a quantidade e toppings que querem adicionar a sua refeição.
- Investimento inicial: R$140 mil
- Faturamento médio mensal: R$45 mil
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Domino’s Pizza
Além do modelo tradicional, a rede de pizzarias oferece também os modelos de “Conversão de Bandeiras” e “City Hall”. Os dois formatos foram idealizados para cidades de menos de 200 mil habitantes.
- Investimento inicial: City Hall a partir de R$640 mil; Conversão de Bandeiras a partir de R$320 mil
- Prazo de retorno: City Hall de 4 a 5 anos; Conversões de Bandeira de 2 a 3 anos
American Cookies
Em sua primeira participação na feira da ABF, a American Cookies lança um formato de container. Com o objetivo de ser o modelo de franquia mais acessível da marca,o formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.
- Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
- Faturamento estimado: a partir de R$ 45 mil
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Pablo Ba
Rede de franquias especializada em pavlovas, além de oferecer suspiro gourmet e saborizados, conta com duas operações de loja e um quiosque. A meta é completar o primeiro ano como franquia com mais sete operações. Um dos diferenciais é que a matriz faz toda a base das pavlovas e distribui para as franquias. Os franqueados, ficam responsáveis pelo creme e pela montagem.
- Investimento Inicial: quiosque por R$ 149 mil; loja por R$ 287 mil
- Prazo de retorno: 15 meses para quiosque; 26 meses para loja
Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet, rede de cursos profissionalizantes em gastronomia, anunciou o lançamento de dois novos modelos. Além do tradicional, a marca criou o modelo Select, para cidades de 100 a 450 mil habitantes e o Slim para cidades a partir de 60 mil habitantes. A expectativa da rede é de crescer 30% com os novos modelos de negócio.
- Investimento inicial: R$ 220 mil no Slim e R$ 322 mil no Select
- Faturamento médio: R$ 54 mil no Slim e de R$ 90 mil no Select
- Prazo de retorno: 24 meses no Slim e 20 meses no Select
Spoleto
O Spoleto, franquia de comida italiana do Grupo Trigo, lança o “Spoleto 100% Digital” ou “Spoleto 3.0”, restaurantes em que a compra dos pratos ocorre exclusivamente através de totens de autoatendimento. O objetivo da marca é aumentar a capacidade de atendimento ao público e a produtividade das operações no horário de pico de venda.
- Investimento inicial: restaurante de rua a partir de R$640 mil, restaurante de shopping a partir de R$580 mil
- Faturamento médio: R$155 mil
- Prazo de investimento: até 36 meses
Fonte: Exame