Alsotech aporta R$ 10 milhões no veículo que busca R$ 100 milhões para apoiar expansão de comércio
Por Maria Luiza Filgueiras
A Alsotech, a aceleradora digital da Aliansce Sonae, acaba de investir de R$ 10 milhões no Hi Partners, o fundo criado por um quarteto especialista em varejo, ampliando o leque de estratégias para se aproximar de soluções tecnológicas. Até agora, a Alsotech tinha feito investimentos diretos em startups, mas não tinha entrado como cotista de fundos de terceiros.
“É o primeiro fundo setorial de retailtech, voltado não para aportes em varejistas mas para soluções para o varejo crescer, para apoiar esse ecossistema”, diz Renato Floh, diretor da área digital e omnichannel da Aliansce. “É difícil encontrar uma oportunidade semelhante, por alguns motivos. Os fundadores do Hi Partners e os investidores que eles trouxeram para o veículo são pessoas com penetração grande no varejo, o que deixa o fundo muito bem posicionado.”
O Hi Partners foi criado por Walter Sabini Junior, empreendedor que vendeu a plataforma de email marketing Virid para a Serasa Experian, e trouxe como sócios e membros do comitê de investimentos Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, e German Quiroga, o ex-Cnova e Americanas que hoje é sócio da consultoria OMNI55 e conselheiro de varejistas como Cobasi, C&A e Kalunga.
Entre os investidores do fundo, estão nomes como Mariano Gomide, fundador da VTEX, e André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e diretor da Francap, gestora criada para acelerar marcas de franquias no país.
O venture capital mira startups ainda em early stage até eventualmente série A e está levantando cerca de R$ 100 milhões para participações acionárias de companhias com inovações em logística, marketing, vendas online, integração “figital”.
Na Aliansce Sonae, essa busca era direta ou por meio de parcerias. A Alsotech foi formalizada como plataforma do grupo para dar tração às iniciativas digitais no ano passado, mas a companhia já tinha uma parceria com a Fábrica de Startups desde 2018 – foram mais de mil startups mapeadas, 20 delas incubadas na Aliansce.
“Hoje temos 10 startups funcionando aqui dentro como solução do nosso ecossistema. A Box Delivery, por exemplo, é uma companhia em que temos participação minoritária e que também cresce muito fora dos nossos shoppings, o que é importante para ela ser saudável”, diz Floh. A Box Delivery faz mais de 900 mil entregas por mês. Outra investida é a Hubsell, que faz integração tecnológica para conexão das redes físicas com vendas digitais.
“Temos três principais pilares na Alsotech, que é o engajamento e relacionamento com consumidor, a frente de e-commerce ou shopping digital, e logística, dada a localização e relevância dos nossos shoppings”, diz Floh. “Essas três frentes são suportadas por data analytics, com informações de consumo de mais de 35 milhões de pessoas que circulam pelos nossos shoppings todo mês, com iniciativas de inovação aberta e corporate venture.”
Fonte: Pipeline Valor