Por Redação SM – 11/12/2014
O faturamento real do comércio varejista paulista não deverá ter crescimento em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2013, de acordo com estimativa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Mas, a despeito de segmentos em que são esperadas quedas nas vendas, os supermercados deverão apresentar o melhor desempenho, com alta estimada em 8,4% pela entidade.
Espera-se que os supermercados paulistas tenham faturamento de R$ 11,6 bilhões no mês, que é marcado pelas compras de produtos natalinos, em especial alimentos e bebidas. Vestuário, móveis e decoração, farmácias e lojas de departamento são outros segmentos do varejo que devem ter bom desempenho em dezembro.
As lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, por outro lado, deverão apresentar a maior queda no mês, fortemente impactadas pelo desempenho fraco de vendas do Natal. O recuo esperado é de 21,4% nas vendas na comparação com o mesmo mês de 2013, alcançando faturamento de R$ 2 bilhões.
Na análise da FecomercioSP, o fraco desempenho é resultado da baixa intenção de consumo das famílias, que por sua vez é reflexo das incertezas da economia. As famílias devem priorizar o consumo de bens essenciais (alimentos, produtos de higiene e medicamentos) em detrimento ao consumo de bens duráveis (veículos, eletrodomésticos e materiais de construção), afirma a entidade.
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