Paulo Morais afirmou que a Espaçolaser tem conseguido superar os desafios encontrados quando a covid-19 se disseminou no país
Por Raquel Brandão
“Em questão de receita, estamos em patamar muito superior a março de 2020. O segmento de beleza é resiliente em momento de crise: ninguém consegue pensar em muita coisa de consumo agora, mas pensa em cuidar de si. Além disso, agora a vacinação traz possibilidade de melhora. Antes, era zero [possibilidade]”, diz Morais.
A companhia diz que está com cerca de 35% de suas lojas com algum nível de operação, mas tem trabalhado as ferramentas digitais, como o aplicativo e vendas por redes sociais, para garantir nível de vendas. “O que vivemos no primeiro momento da pandemia foi preparação para esse momento. Nossas ferramentas têm nos permitido manter contato com os clientes”, diz Morais, reforçando que, dessa vez, a companhia optou por manter as fisioterapeutas que aplicam o laser na depilação trabalhando, mas, justamente, para fazer contato com os clientes e saber como está sendo a manutenção do tratamento estético e tirar dúvidas.
No quarto trimestre a companhia conseguiu reduzir os impactos da covid-19 e registrou aumento de 40,8% na receita líquida, para R$ 206,8 milhões, e o lucro líquido foi de R$ 122,5 milhões, ante prejuízo de R$ 12,8 milhões. No consolidado do ano, a receita líquida caiu 19,4%, para R$ 521,9 milhões, e o lucro líquido recuou 10%, para R$ 58,8 milhões.
Segundo o executivo, a companhia não tem aplicado “descontos extraordinários”, mas tem conseguido manter níveis de venda oferecendo melhores condições de pagamento, o que o leva a crer que não haverá alteração do tíquete médio neste ano.
“Estamos cada vez mais acessando os clientes C e D por meio do cartão Espaçolaser, que permite dar crédito ao cliente em até 24 vezes de parcelamento”, completa o diretor financeiro, Leonardo Correa.
A empresa diz que não tem projeção ainda de abertura de lojas em 2021. Em 2020, 58 foram abertas. Neste ano, enquanto muitas cidades não autorizam atividades, a empresa tem feito inaugurações digitais unidades já com documentação regular, para que seja possível iniciar relacionamento de vendas. “Hoje estamos inaugurando 6 lojas digitalmente. Em março inauguramos mais de 10 lojas”, diz Morais.
Ainda sobre os planos de expansão, o diretor financeiro explica que além da compra de 20 controladas de sócios minoritários, a Espaçolaser está comprando 10 grupos de 78 franquias por ver ganhos adicionais.
As duas frentes de aquisição foram com recursos da oferta inicial de ações. “É uma estratégia muito importante, porque nos permite adquirir o direito de exploração em regiões onde não tínhamos esse direito.” Ele cita como exemplo uma rede de franquias na Bahia, que conseguiu o direito de exploração em todo o Estado. “Vemos lá grande oportunidade de aumentar negócios.”
Fonte: Valor Econômico