Plataforma de marketplace chega ao País em formato de outlet
A Cnova, um dos maiores operadores online do país, coloca hoje no mercado brasileiro a operação de descontos Cdiscount, plataforma de marketplace pertencente ao grupo Casino. Concebido como um outlet online, o site nasce no Brasil com um mix de 50 mil produtos em categorias como eletrônicos, computadores, eletrodomésticos e telefonia, entre outros.
O conceito tem como base a oferta de produtos negociados com os fornecedores com fortes descontos, e sem garantia de continuidade da oferta ao final do estoque. “Com o Cdiscount, complementamos o portfólio de marcas da Cnova no País, ocupando um novo nicho de mercado”, afirma Vicente Rezende, CMO da empresa.
O site, que demandou nove meses de planejamento e desenvolvimento, conta com centenas de lojas parceiras em seu marketplace, um modelo de negócios que é amplamente explorado pela Cdiscount na França, onde é líder em comércio eletrônico, com 16 milhoes de clientes e volume bruto de vendas de US$ 2,6 bilhões em 2013.
A Cdiscount opera desde 1998 na França e também está presente na Colômbia, Tailândia, Vietnã, Colômbia, Equador, Costa do Marfim, Bélgica e Senegal.
Integração e sinergias
Para sustentar o crescimento, a Cnova tem estruturado continuamente suas operações logísticas. “Crescemos 36,8% no trimestre passado em volume, o que é muito forte quando levamos em conta o ritmo de expansão de nossos negócios e o momento do mercado. A Cdiscount também se beneficia dessa expansão das operações de retaguarda”, comenta Rezende. Segundo ele, uma das forças da Cnova é contar com uma estrutura integrada que otimiza os custos para oferecer melhores condições aos clientes.
Partindo da mesma malha logística e estrutura de distribuição da Cnova, a Cdiscount não sai exatamente do zero no Brasil, e por isso Rezende aposta em um crescimento sólido das operações. “Há uma lacuna clara para esse tipo de negócios no país, e estamos ocupando esse espaço”, comenta. Perguntado sobre a possibilidade da Cdiscount aproveitar as lojas físicas do GPA e Via Varejo para o desenvolvimento de soluções omnichannel (a exemplo do que ocorre ainda em testes na bandeira Extra e no site extra.com.br, em que os clientes podem comprar online e retirar os produtos em lojas), o executivo foi evasivo. “Aproveitaremos as possibilidades que nossa estrutura oferece”.
Na França, o chamado “click and collect” é amplamente utilizado pela Cdiscount: os produtos comprados no site podem ser retirados em mais de 17 mil pontos de venda (não necessariamente pertencentes ao Casino), com frete grátis em compras acima de 25 euros.
Revista No Varejo on-line – SP