SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Consumidor tem pior confiança desde 2009

Webmaster by Webmaster
25 de outubro de 2014
in Notícias
A A

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV recuou 1,5% de setembro para outubro e atingiu o menor nível desde abril de 2009. Contra outubro do ano passado, a queda é de 8,9%.
O índice atingiu o patamar de 101,5 pontos. O valor 100 é utilizado como base e se refere à confiança do consumidor em setembro de 2005, quando a pesquisa começou a ser feita. Em 2012, o número se aproximou de 130.
Segundo a economista Viviane Seda, coordenadora da pesquisa, um dos fatores que leva à má situação é a inflação do alimentos, que tem forte impacto e é facilmente percebida pelo consumidor.
“Todos os indicadores da pesquisa continuam em níveis baixos em termos históricos e próximos aos valores do período pós-crise financeira.”
A metodologia da pesquisa se baseia em questionar os entrevistados sobre vários itens.
Entre eles, estão a sua percepção da situação econômica atual, as perspectivas para os próximos seis meses, a facilidade para conseguir emprego, a situação financeira da família, os planos para comprar eletrodomésticos, carros e imóveis, os planos de viajar, a inflação e a tendência da taxa de juros. As respostas são ponderadas para levar ao índice de confiança.
A amostra é de cerca de 2.100 domicílios em sete das capitais. A coleta de dados para esta edição foi realizada de 1º a 21 de outubro.
Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, avalia que há uma crise de confiança no país, mesmo que os impactos do baixo crescimento da economia ainda não sejam sentidos com força pelas famílias.
“Perda de confiança é quando o chefe de família continua ganhando igualzinho, o banco continua dando crédito, mas ele sente que as coisas vão piorar e resolve que é preciso ter cautela.”
Ele lembra que o tripé do consumo não está em situação catastrófica: o desemprego é baixo (ainda que em função da menor população economicamente ativa, não pela criação de postos), e renda e crédito, apesar de não avançarem como antes, também estão longe de despencar.

Folha de S. Paulo – SP

30
Previous Post

Estabilidade da pesquisa reforça sensação de que o pior passou

Next Post

O dobro ou nada

Conteúdos Relacionados

Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
Notícias

Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas

8 de dezembro de 2023
As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
Notícias

As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país

8 de dezembro de 2023
Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo
Notícias

Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

8 de dezembro de 2023
Next Post

O dobro ou nada

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
  • As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
  • Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
  • As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
  • Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.