Por Viviane Sousa – 14/10/2014
Em busca de capital para expandir sua atuação no Nordeste do País, o Carvalho & Fernandes, segunda maior rede de autosserviço alimentar da região, planeja vender uma participação nos negócios já no próximo ano. Segundo Van Carvalho, vice-presidente da varejista, a intenção é negociar cerca de 20% da empresa, cujo faturamento anual chegou a R$ 1,5 bilhão no ano passado, conforme o Ranking de Supermercados, publicado por SM em abril deste ano.
A procura por um comprador já começou, porém ainda não há nenhuma negociação em curso. O Portal Exame chegou a noticiar, em um de seus blogs, na semana passada, que o GPA (Grupo Pão de Açúcar) estaria negociando a compra da varejista piauiense com apoio da equipe de fusões e aquisições de seu controlador, o Casino, e também do banco Credit Suisse.
Van Carvalho explica que há cerca de oito meses, o Carvalho & Fernandes autorizou o Credit Suisse a divulgar a intenção de venda dos 20% do negócio a possíveis compradores. Na época, o banco apresentou o Grupo a algumas redes do setor, inclusive ao GPA. “Mas, pouco tempo depois ainda no final do primeiro semestre do ano , resolvemos, temporariamente, parar esse processo. O objetivo é primeiro concluirmos as melhorias na gestão interna do Grupo, revela Van.
A expectativa, segundo a vice-presidente do Carvalho & Fernandes, é de que no próximo ano esses processos sejam finalizados. Assim estaremos prontos para voltar a buscar um comprador, afirma ela. A empresária não revelou por qual valor médio essa participação de 20% do Carvalho & Fernandes poderia ser vendida.
Procurada, a assessoria de imprensa do GPA informou que a varejista não comenta especulações de mercado.