Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo registra 50% dos empresários neutros em relação ao setor. O ano de 2020 é esperado com cautela pelos empresários do setor supermercadista de São Paulo. De acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo, feita em janeiro pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), mostra que 50% dos gestores se mantêm neutros em relação a resultados de vendas, taxas de juros, inflação e empregos para este ano.
Porém, em dezembro de 2019, o índice de neutralidade registrou 52% contra 13% que estavam pessimistas. Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, estes dados eram esperados no começo do ano já que muitos empresários revisam seus números após o Natal, além da inflação de 5,3%.
A previsão é de que em 2020 o crescimento real seja de 2,44% em relação a 2019, assim como aumento no número de empregos formais para 12 mil novas vagas líquidas. Desta forma, a projeção é de que o estoque de empregos para 2020 seja de 558,2 mil trabalhadores, ante os 546,2 mil do ano passado.
Por outro lado, segundo dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), 57% dos empresários do setor supermercadista apostam no aumento das vendas durante o verão, contra 45% registrado no mesmo período do ano passado.
Fonte: Apas