Os self-checkouts podem incrementar o faturamento das ilhas de caixas para pequenas compras de um supermercado em até 50%. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Roseli Morsch, diretora comercial da Visual Mix, empresa de tecnologia, revela que a solução proporciona fluidez às filas, aumento do índice de satisfação e possibilidade de fidelização dos clientes. “É um equipamento que oferece o retorno do investimento rapidamente por conta da sua disponibilidade em todo o tempo de funcionamento do supermercado. As ilhas de self-checkouts contribuem entre 13% e 18% do faturamento da loja e proporcionam de 17% a 20% de redução das filas.”
Três Novas Tecnologias
Atualmente, a Visual Mix tem cerca de cinco mil self-checkouts instalados pelo país. Um dos clientes é a Coop – Cooperativa de Consumo, que conta com cerca de 100 equipamentos. “A recomendação é que o lojista disponibilize um funcionário para cada seis equipamentos, além de um colaborador para realizar a pesagem dos produtos – no caso de máquinas que não possuem balança”, explica a diretora. A empresa tem como meta lançar três tecnologias por ano. Em 2020, a primeira solução será apresentada ao mercado em maio. “Dentre os nossos serviços, os mais buscados pelos varejistas são sistema de frente de loja, CRM e self-checkout.”
Compras Online e Offline
Para Roseli, as tendências do varejo estão associadas ao conceito de omnicanalidade. “Os consumidores não têm mais tempo para gastar em supermercados, eles querem comprar, pagar e receber o pedido em qualquer canal. A implementação de serviços nas lojas e a variação do mix, com maior oferta de eletrônicos, também estão crescendo.” Recentemente, a Visual Mix adquiriu uma empresa de software para postos de gasolina e lojas de conveniência. “A Primertech traz mais de 100 clientes à nossa carteira, mas as administrações das empresas continuarão separadas. O nosso foco permanecerá sendo o varejo alimentar”, conclui a diretora.
Fonte: Giro News