A inteligência artificial (conhecida pela sigla IA) é pauta cada vez mais constante nos mais diferentes negócios, incluindo o setor de supermercados. E as empresas que fornecem tecnologia a esse segmento do varejo têm utilizado esse recurso para buscar alternativas para otimizar as estratégias traçadas pelas redes, alcançando resultados que abrangem tanto a melhor manutenção do estoque como também o aumento da satisfação dos clientes.
Para entender mais sobre como tais soluções podem contribuir no dia a dia das redes supermercadistas, a SuperVarejo entrevistou Shaina Finch (foto), responsável pela área de supply chain da Symphony RetailAI (empresa que atua com plataformas de decisão habilitadas por inteligência artificial, soluções e insights centrados no cliente). Com mais de dez anos de experiência no gerenciamento de soluções que envolvem alimentos frescos para supermercados, Shaina é coautora da solução desenvolvida pela Symphony especialmente para a cozinha do Walt Disney World, na Flórida (EUA), que leva em consideração todos os aspectos frescos e padrões da indústria para gerenciar cada item (do supermercado aos frequentadores do parque).
SV: O uso da inteligência artificial é um destino certo para o setor varejista?
SF: Certamente, esse é o destino para todos os varejistas. Lojas que trabalham com produtos de giro rápido entendem que ter um objetivo exato projetado para todas as categorias, inclusive a de produtos frescos, é um fator decisivo para manter-se competitivo, lucrativo e aumentar o volume de vendas – todos esses são reflexos da demanda atual dos shoppers.
SV: Mas os recursos relacionados a esse tipo de tecnologia serão restritos às grandes redes?
SF: Os recursos não são limitados apenas para as grandes redes, mas os diversos tamanhos de negócios se beneficiarão com a IA. A ferramenta é para todos os tipos de produtos, de frescos aos centrais da loja, incluindo os de vida útil curta, sensíveis a prateleira, compra única, importados, itens promocionais, vendas, promoções, descontos, festivos, estoque básico (como papel higiênico) a ingredientes e comidas embaladas.
SV: Como a inteligência artificial tem sido trabalhada?
SF: A IA vem sendo falada por praticamente todo mundo hoje em dia. Nós queremos defini-la como uma “inteligência acionável” em vez de “inteligência artificial”. A análise atualmente cria relatórios que falam o que aconteceu no negócio. Machine learning encontra padrões e causas para lhe falar “por que aconteceu”. Deep learning fala o que se deve fazer (recomendações tanto normativas quanto previsionais).
SV: Como a inteligência artificial poderá contribuir com os supermercadistas nas estratégias do dia a dia na loja?
SF: Para ajudar a manter o ritmo, o atual sistema de previsão deve facilmente conduzir a alta variabilidade da demanda associada com comida pronta, realidades de espaço para lojas físicas, e uma nova força de trabalho global que cada vez tem menos tempo para compras. A solução deve também detectar tendências e anormalidades sutis conforme os dados estão disponíveis para melhorar o processo de previsão. Alguns benefícios que os supermercados verão para melhorar a previsão de vendas por meio da solução SR Demand Forecasting AI são: redução massiva da intervenção manual; insights ricos sobre os clientes; aumento de vendas a partir da redução de estoques; redução de desperdício e aumento da satisfação e da fidelidade do cliente.
SV: O uso dessas ferramentas irá requerer uma relação melhor entre as lojas e os fornecedores, certo?
SF: A solução da Symphony permite aos varejistas identificar produtos fora de estoque e prever melhor as variações na demanda. A ferramenta ajuda os usuários no processo de tomada de decisão e nossa solução oferece um portal para compartilhar dados projetados, atividade de vendas e KPI com seus vendedores de confiança, assim como também o gerenciamento de ofertas diárias, em que os fornecedores de produtos frescos podem enviar sua oferta do dia (item, preço e qualidade) para permitir varejistas a gerenciar e a reagir eficientemente às suas múltiplas opções de fontes de produtos e a conseguir o melhor preço e qualidade. A ferramenta Symphony AI’s Forecasting permite aos varejistas reconhecer 2-3% de crescimento de vendas por meio de condições de estoque melhores em itens promocionais.
SV: Em sua opinião, quais são os principais desafios na implantação de inteligência artificial nos supermercados?
SF: Empregados de supermercado em todos os departamentos poderão facilmente adotar a inteligência artificial, dando-lhes a oportunidade de focar em outras atividades diárias. Nossa solução atende a qualquer modelo de negócio, centralizado ou descentralizado, e oferece aos empregados comodidade em confiar na solução e focar em outras áreas críticas.
Fonte: Supervarejo