A cervejeira Heineken investirá cerca de R$ 15 milhões em uma parceria com o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) com o objetivo de ampliar a oferta de cursos e treinamentos oferecidos pela escola. A ideia levar informação de qualidade sobre a cultura cervejeira a um público diverso, incluindo varejistas, distribuidores, mestres-cervejeiros, sommeliers e funcionários da própria Heineken.
“Essa parceria tem por objetivo ajudar a mudar o mercado brasileiro, democratizando o conhecimento sobre cerveja. Quanto mais os consumidores conhecerem, maior vai ser o seu poder de escolha na hora da compra”, acredita Nelcina Tropardi, vice-presidente de assuntos corporativos da Heineken no Brasil.
Estácio Rodrigues, sócio-diretor do ICB, lembra que as cervejas artesanais representam 11% do volume total de cerveja consumido nos Estados Unidos, e revela otimismo com o avanço no mercado brasileiro. “Podemos chegar a isso em alguns anos, mas é preciso antes fazer o conteúdo chegar para o maior número de consumidores possível”, analisa. Rodrigues estima que as cervejas artesanais responderão por 5% do mercado nacional dentro de cinco anos. Atualmente, essa participação é de apenas 1,5%.
Atuante em pelo menos dez capitais brasileiras e com previsão de realizar cursos, ainda neste ano, em diversas outras localidades, inclusive do interior, o ICB forma 1,2 mil pessoas ao ano para atuar no mercado cervejeiro. A parceria com a Heineken permitirá elevar esse número para 2,5 mil profissionais formados anualmente. Posteriormente, há planos de iniciar cursos pela internet. O acordo entre ICB e Heineken tem duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação.
Fonte: S.A. Varejo