Segundo a Ebit, consultoria especializada em reputação de lojas digitais, o comércio eletrônico brasileiro vai crescer 12% este ano — e atrair mais concorrentes. Os varejistas precisam conquistar clientela e aumentar a rentabilidade das operações. É boa ideia usar tecnologia para fortalecer a figura mais estratégica do negócio — o vendedor.
Adidas, Hering e Via Mia estão entre os clientes da Sellbie, que desenvolve ferramentas para os profissionais que estão no front, nas lojas. Os 800 atendentes da Via Mia, rede com cem lojas de sapatos no país, têm em seus celulares um aplicativo que informa a meta do dia. Sapatos amarelos 38 estão saindo pouco? O vendedor fica sabendo que pode dar descontos.
Cada profissional vê no aplicativo os perfis das clientes que costuma atender — com variáveis como tamanho, tipos de sapatos mais procurados, cores preferidas. “O aplicativo se comunica com o software que monitora o estoque, o que permite criar promoções em tempo real”, diz Patrick Selener, CEO da Sellbie. Em três meses, as vendas aumentaram 20%, diz Roger Sabbag, da Via Mia. “E a mercadoria agora gira 15% mais rápido.”
Fonte: Época Negócios