Este ano, a National Retail Federation (NRF), a maior associação comercial do mundo deu grande destaque ao “Innovation Lab”, espaço com serviços e soluções desenvolvidas por startups. Apesar de muitos projetos apresentados ainda estarem em estágio embrionário ou inicial, já ficou claro que muitas redes supermercadistas precisarão trabalhar junto à diversas empresas de tecnologia recém-criadas.
Realidade aumentada, modernos sistemas de compra como o VR-Commerce, vídeo analytics com câmeras térmicas e sistemas de projeção foram alguns destaques do evento. Desta forma, o Innovation Lab da NRF confirma o interesse do varejo em desenvolver, de forma cada vez mais estruturada, soluções do mercado que entreguem mais interação e possam ser medidas, como chatbots e sistemas de análise de dados, também conhecidos como Analytics.
Case
Na Alemanha, as empresas do setor de supermercados mostram cases inovadores a cada semana e desta vez foi a rede KaDeTe mostrar aos consumidores alemães um novo conceito de loja. Trata-se de um ponto de venda que oferece apenas itens de startups em seu mix de produtos.
A ideia do KaDeTe é comercializar em seu interior apenas os produtos não fabricados em larga escala e com baixa penetração em grandes redes varejistas do país. Neste ponto de venda, os consumidores poderão testar esses novos produtos assim como participar de pesquisas para que as startups e seus parceiros desenvolvam projetos com potencial para este público.
Fonte: Apas Show