Desde que surgiu em 2012, a rede de drogarias Ultra Popular já conta com mais de 560 unidades, espalhadas por 21 estados e baseadas no modelo de gestão associativista. Em função desse crescimento, o número de farmácias que tentam pegar carona, copiando a linguagem visual da marca também vem se multiplicando. As empresas que imitam o logotipo não possuem a estrutura e qualidade de atendimento da rede, o que gera prejuízos para os associados, confundindo os consumidores.
Recentemente uma farmácia que se identificava como ‘Outra Popular’ e utilizava clandestinamente elementos da identidade corporativa da Ultra Popular foi lacrada pela vigilância sanitária de Ji-Paraná, em Rondônia. “A notícia circulou pelas redes sociais e as imagens levaram muita gente a pensar que se tratava de uma unidade do nosso grupo, gerando muitos transtornos. Por isso, todos os casos são tratados com rigor pelo nosso departamento jurídico”, afirma Ângelo Vieira, diretor de operações e marketing da Farmarcas, administradora da Ultra Popular.
Na busca de modernizar ainda mais sua apresentação e combater essa concorrência desleal, a rede acaba de lançar sua primeira loja com novo logo e linguagem visual. A unidade que marcou essa virada está localizada na cidade de Parauapebas, no Pará. “Observamos muitas farmácias que pintaram suas paredes de vermelho, com destaque para o termo popular na fachada. Mas essas lojas não possuem estratégia, apenas tentam copiar a nossa”, conta o proprietário Eduardo Thomaz.
Fonte: Panorama Farmacêutico