A Black Friday vai agitar o comércio brasileiro no próximo dia 23. No e-commerce, calcula-se que a movimentação chegue a R$ 2,87 bilhões. Mas não são apenas as lojas virtuais que atraem os consumidores durante a data dedicada às ofertas. Um levantamento do Waze em parceria com a GhFly mostrou que há mais veículos nas ruas na sexta-feira de promoções e um volume maior de uso maior da plataforma, indicando a ida dos consumidores às lojas varejistas.
O documento também mostrou qual o horário de pico nas ruas e quais categorias de loja recebem mais visitas guiadas pelo aplicativo. O estudo analisou dados de tráfego de várias cidades e comparou a média de número de veículos em sextas-feiras comuns e a Black Friday em 2017.
Movimento nas ruas
Segundo a pesquisa, o trânsito fica ainda mais intenso na data das promoções. A velocidade média dos veículos cai 4% e o tempo gasto em congestionamentos cresce 5%. Das 21 cidades analisadas pela empresa, Manaus apresenta o maior aumento na navegação dentro do aplicativo do Waze.
Viagens aos estabelecimentos
Além da movimentação geral dos veículos nas cidades, a pesquisa levanta outro dado importante para os varejo: o total de navegações para estabelecimentos varejistas cresce 49% durante a Black Friday. O maior aumento foi identificado nas viagens para lojas de departamento – 77% em comparação com a média de uma sexta-feira comum.
Logo atrás, os supermercados têm um aumento de 70% nas visitas guiadas pelo Waze. Em seguida aparecem as categorias Moda (59%), Móveis (47%), Shoppings (33%) e Eletrônicos (22%). O crescimento tímido das lojas de eletrônicos em comparação às outras categorias pode ser explicado por um hábito que já virou tradição: os eletrônicos são os itens mais vendidos no e-commerce durante a Black Friday.
A maior concentração de fluxo durante o dia de promoções é registrada entre as 10h e 19h, como mostra o gráfico abaixo:
Na quinta pré Black Friday existe um aumento no total de navegações para estabelecimentos varejistas nas últimas horas do dia. A movimentação pode ser interpretada como uma preparação dos consumidores que querem pesquisar preços ou até mesmo entrar em filas para aproveitar as promoções.
Fonte: Novarejo