A internet criou uma população de compradores assíduos, mas agora convive com um problema: entregar o produto tangível no pagamento. Em outras palavras, embora seja mais fácil comprar online, a paciência continua sendo exigida quando se trata de esperar a entrega do item.
Esta conclusão está clara na nova pesquisa da Manhattan Associates, empresa de software para e-commerce e catering para o setor de varejo. Utilizando uma base de perguntas com 550 brasileiros, a empresa descobriu que, enquanto mais de 70% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online em comparação à loja física, cerca de 60% pediram para retirar seus itens em uma loja física.
E nem todos esses pedidos resultaram em clientes satisfeitos. A venda cruzada da loja virtual para a real pode ser problemática. Dos 8% que disseram ter passado por experiência negativa, as queixas foram: esperar muito tempo para que encontrassem o pedido, produto não disponível, cor diferente do pedido e o despacho “de qualquer jeito” para o endereço do consumidor.
Trocas ou Devoluções
A pesquisa também descobriu que os compradores online que tentaram trocar ou devolver seu item à uma loja física também enfrentaram problemas. Cerca de 30% dos compradores que tiveram de trocar um item tiveram dificuldades, sendo o maior problema decorrente do item não ter sido comprado na loja física.
“Percebemos que, embora os nomes no site e na loja física serem os mesmos, devolver ou trocar itens ainda é problemático, pois muitas empresas não compartilham os estoques”, disse Larry Lambert, gerente sênior de programas de marketing da Manhattan Associates.
Fonte: E-Commerce Brasil