O chatbot do ShopFácil.com o primeiro transacional do varejo brasileiro no Facebook Messenger – passa a ser utilizado para finalizar a transação de compra por meio dos serviços Visa Checkout, possibilitando também a interação com o robô por mensagem de voz. Outra novidade dessa ferramenta de busca na rede é o reconhecimento de imagens de produtos.
A inovação, criada em parceria com a startup de inteligência artificial Smarters, permite que o cliente do ShopFácil.com possa enviar fotos de produtos que deseja comprar e o chatbot vasculha, entre as mais de 2,5 milhões de opções, mercadorias iguais ou semelhantes em tempo real. Para isso, basta utilizar um upload de imagem ou tirar uma foto do próprio celular direto do Facebook Messenger.
“Desenvolvemos a rede neural e a modelamos especificamente para o reconhecimento das fotos dos milhões de produtos que oferecemos aos nossos clientes. Graças aos benefícios do machine learning e a qualidade do chatbot do ShopFacil.com, é possível comparar fotos ou imagens a partir de diversas propriedades e elementos, como forma, cor, marca”, conta Carla Mita, Superintendente do Bradesco Cartões. “A partir disso, a nossa solução gera uma pontuação de comparação para que o robô decida quais mercadorias são mais parecidas à foto ou à imagem enviada para o Facebook Messenger. E isso tudo em tempo real”.
A Visa também é parceira do projeto desde seu desenvolvimento. “Nesses 30 anos de parceria junto com o Bradesco, temos trabalhado para buscar o protagonismo de inovação da indústria e esse projeto sintetiza bem esse compromisso. O objetivo principal sempre será melhorar a experiência de compra do consumidor final ao trazer tecnologias que simplifiquem sua vida. Temos orgulho de sermos parceiros no desenvolvimento do chatbot e os números de conversão de vendas acima do mercado provam que estamos no caminho certo”, avalia Nuno Lopes Alves, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
Em 2017, o chatbot do ShopFacil.com registrou mais de 64 mil usuários, mais de um milhão de interações e um índice de conversão de vendas de 3,4%. E até o início de fevereiro de 2018, com uma ação que ajuda o usuário a encontrar o smartphone ideal ao seu perfil, esses números dobraram. Já são mais de 122 mil usuários e mais de 2 milhões de interações.
Fonte: E-Commerce News