Centenas de startups brasileiras têm se dedicado a pensar melhorias tecnológicas para o varejo. A inovação que antes parecia coisa de ficção científica ganhou a palma da mão. Nos últimos 10 meses, segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Oasislab (centro de inovação especializado em varejo do Brasil), em conjunto com a Neomode e Startse, o número de startups nacionais focadas em tecnologias voltadas para melhorar a forma de relacionamento com o consumidor subiu de 115 para 194. É o que mostra o estudo “Loja 4.0: Panorama das startups brasileiras do varejo – 2ª edição 2018”, recém lançado em São Paulo para mais de 200 empresários e profissionais das áreas de varejo e tecnologia de todo o País.
Segundo a especialista em varejo e responsável pelo laboratório de startups do OasisLab, Fabíola Paes, a integração entre os pontos de venda on-line e off-line possibilita a criação de novos mercados para as empresas e isso significa alternativas extras para quem está interessado em crescer, mesmo em meio à crise. “A adição de novas startups ao estudo mostra o aumento da tecnologia e novas macro-tendências de inovação como logística, sustentabilidade e e-commerce, que traz muitas facilidades para o cliente e o varejista.
Mais do que retratar profundas transformações na forma de comercialização de produtos no país, a pesquisa revela que embora a loja física ainda seja referência para o varejo, a cada dia aumenta a necessidade de interação com tecnologias digitais mais acessíveis e amigáveis para o consumidor, tais como smartphones, tablets, relógios conectados e óculos de realidade virtual”, conta a especialista.
A busca por um cliente satisfeito tanto com o produto, quanto com a experiência de compra, fez surgir um novo mercado. É aí que entram as startups que aparecem no estudo. “Elas oferecem uma nova forma de se relacionar e de fazer negócios”, resume Fabíola.
Conheça 19 soluções úteis para o varejo criadas por startups
1- Nama
Startup de inteligência artificial especializada na criação e gerenciamento de chatbots (software de comunicação automatizada) que entendem a linguagem humana e tornam o atendimento omnichannel mais econômico e eficiente
2- Enviou
A partir de monitoramento em tempo real, a ferramenta recupera carrinhos abandonados em canais de venda online. O consumidor que abandonou a compra é notificado com e-mails automáticos e personalizados, que o incentivam a voltar ao carrinho e finalizar a compra
3- SumOne
Oferece sistema de análise da concorrência para o varejo físico. O varejista pode analisar pontos fortes e fracos de outros estabelecimentos e ver sua classificação a partir de avaliações de clientes. A ferramenta ainda lista possíveis estratégias para atrair mais consumidores à loja
4- Arquivei
Sistema online de gerenciamento de notas fiscais. Conectado à Secretaria da Fazenda e prefeituras, o software captura os documentos das empresas ajudando no arquivamento, controle fiscal e financeiro, a partir da análise dos dados das notas
5- Cata Company
Disponibiliza ao mercado cofres inteligentes com sistema de identificação de cédulas, geração e impressão de relatórios, além de monitoramento online de depósitos e transferência de valores. A startup oferece ainda equipamento voltado aos clientes de loja para troca de moedas por cédulas, vale-compras, recarga de créditos de celular ou doações a instituições beneficentes, a fim de garantir moedas nos caixas das lojas
6- Trustvox
Plataforma que assegura opiniões 100% verdadeiras sobre uma experiência de compra. Por meio de um fluxo inteligente, convida apenas clientes que realmente realizaram uma compra a dar opinião sincera
7- EasyPost
Produz terminais inteligentes para retirada de produtos comprados pela internet de forma simples e rápida. Os terminais têm diferentes tamanhos de compartimento e ajudam a solucionar gargalos logísticos e agiliza distribuição de produtos. Para retirar suas encomendas, basta o consumidor digitar o número do celular e um código recebido via sms
8 – Cuponeira
Foco em aumento de vendas por meio de cupons. Cada cupom distribuído, visto, impresso ou utilizado é controlado a fim de gerar relatórios completos para os pontos de venda físico e online
9- Triciclo
Criou máquinas de venda reserva, com telas touch screen de 42′, capaz de recolher resíduos sólidos, reconhecê-los pelo código de barras e transformar isso em pontos. Esses pontos podem ser trocados por diversos benefícios para os participantes, como desconto na conta de energia elétrica, passagem no transporte público e em livrarias
10- Tracksale
Coleta feedbacks de consumidores a partir de canais, como e-mail, sms, websites e aplicativos móveis. A solução é baseada no Net Promoter Score permite medir em tempo real indicadores relacionados a experiência de clientes no mundo físico ou online
11- Yebo
Sua tecnologia permite criar ambientes de venda online mais dinâmicos e atraentes para consumidores. Com foco no aumento de vendas, suas plataformas são integráveis a diferentes CRMs e ERPs permitindo análise do público e maior segurança financeira nas transações
12- Tádemais
Aplicativo divulga em tempo real as promoções de supermercados cadastrados. Os consumidores baixam o app e têm acesso às promoções de suas lojas preferidas
13- Supermercado Now
Trata-se de um canal online que conecta supermercados a consumidores. Para o varejista, ajuda a aumentar as vendas e sua área de influência. Para o consumidor, traz comodidade, já que recebem suas compras em casa em até duas horas ou em horário agendado, por meio de um serviço de compra e entrega realizado por shoppers especializados
14- CRMALL
Plataforma de gestão de relacionamento com clientes a parir de software para controle de campanhas de marketing e gerenciamento de programas de fidelidade para o varejo
15- Hekima
Combina diferentes conjuntos de dados, sem limitações de volume ou natureza, para construir modelos de big data e inteligência artificial. Eles são capazes de apoiar organizações na solução de seus mais diversos desafios e no desenvolvimento de uma visão estratégica de negócio. Um exemplo é o cadastro nas redes de varejo
16- Dunning
Gestão de recebíveis a partir de solução de crédito e cobrança para reduzir a inadimplência nas empresas
17- Rectrix
Software de inteligência que ajuda a loja a vender mais por meio da redução de vendas perdidas
18- Méliuz
Portal que disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto de lojas online do Brasil e ainda devolve ao consumidor parte do valor gasto em compras direto na conta bancária
19- Brapi
Oferece banco atualizado de imagens de diferentes marcas e produtos para o varejo utilizar em campanhas de marketing
Fonte: Supermercado Moderno