Alibaba e Tencent estão promovendo uma corrida no varejo chinês, que envolve aquisições bilionárias, o que vem forçando comerciantes a escolherem um lados no meio dessa batalha pelas carteiras digitais dos consumidores. Juntas, as duas gigantes valem US$ 1 trilhão.
Desde o início do ano passado, as duas empresas já investiram mais de US$ 10 bilhões em negócios focados no varejo, com o objetivo de aumentar seu alcance online e em lojas físicas.
A movimentação agressiva das duas é sustentada por grande volume de recursos em caixa e pelo aumento dos preços das ações. Ela faz parte de uma batalha para convencer consumidores e comerciantes a usarem seus sistemas de pagamento, logística, serviços de dados e mídias sociais.
O resultado é que há na China cada vez menos varejistas sem acordo de fidelidade seja com a Tencent ou com a Alibaba. “Todos os varejistas no mundo físico estão muito preocupados. Eles têm que assumir um lado”, disse Jason Yu, diretor-geral da empresa de pesquisa de mercado Kava Worldpanel, com sede em Xangai. “Caso contrário, temem que sejam comidos vivos no futuro.”
Alibaba
O Alibaba é líder no comércio eletrônico na China. Uma de suas subsidiárias, a Ant Financial, lidera os pagamentos móveis. Além de aumentar seu investimento na Suning.com, a empresa investiu em:
- Intime Retail;
- Sanjiang Shopping Club;
- Lianhua Supermarket;
- Wanda Film;
- Easyhome (loja de produtos para bricolagem).
Tencent
Já os pontos fortes de Tencent são mídias sociais, pagamentos digitais e jogos para smartphone. A empresa tem ainda uma fatia importante no segundo maior varejista online, a JD.Com.
As duas têm uma gama crescente de aliados. A varejista francês Carrefour anunciou que poderá fazer um investimento na Tencent. A gigante norte-americano Walmart é outra parceira, pois possui uma participação na JD.com.
Além de fechar este mês uma aliança com a rede de mercados Bubugao, a Tencent comprou integralmente ou uma fatia das seguintes empresas:
- Yonghui Superstores;
- Vipshop Holdings (lojas de vestuário);
- Heilan Home;
- Wanda Commercial (no operador de shopping ).
A batalha
O cerne da disputa entre Alibaba e Tencent é o mercado de pagamentos móveis de quase US$ 13 trilhões da China.
Por meio de sua subsidiária Ant Financial, da qual o Alibaba possui 33%, a empresa opera a principal plataforma de pagamentos móvel da China, a Alipay.
Enquanto isso, o sistema de pagamento da Tencent no seu popular aplicativo de bate-papo Weixin está se recuperando rapidamente. Ambas as empresas também estão dando um grande impulso em serviços de computação em nuvem e dados.
Fonte: G1