A indústria online segue crescendo e o Brasil se consolida como um dos países mais desenvolvidos em termos de e-commerce.
Uma pesquisa anual feita pela Real Trends – plataforma líder de ferramentas de gestão e análise no Mercado Livre – demonstra o crescimento do setor e revela os hábitos do consumidor online em 2017.
“O crescimento do e-commerce esteve em ascensão durante o ano de 2017. No primeiro semestre, o setor demonstrou um crescimento comparado com o mesmo período do ano anterior e o segundo semestre do ano evidenciou um arranque com crescimento histórico, sobretudo para certas categorias”, analisou Javier Goilenberg, CEO e Co-fundador da plataforma.
Neste sentido as categorias mais compradas e com maior faturamento foram:
1) Acessórios para Veículos;
2) Casa, Móveis e Decoração;
3) Celulares e Telefones;
4) Informática;
5) Eletrônicos, áudio e vídeo;
Por sua vez, no que diz respeito às localidades com maior movimento:
– 60% do tráfego se concentrou em São Paulo
– 8% no Rio de Janeiro
– 32% entre Minas Gerais, Santa Catarina, Goias e Rio Grande do Sul.
O m-commerce e seus horários:
Segundo estimativas da pesquisa 2017 feita pelo site especializado em comércio eletrônico Profissional de e-commerce, atualmente no Brasil, 41% das lojas virtuais estão “bem preparadas” para vender através da opção m-commerce. Por sua vez, as vendas por meio de smartphones representam até 10% das vendas totais para 38,4% de lojistas virtuais no país.
Em concordância com o auge do m-commerce, a Real Trends registrou um aumento do uso do mobile.
“Os horários de maior tráfego mobile são das 8h às 9h, das 12 às 13h e das 19 às 23h, o que é natural visto que são os horários em que os vendedores se levantam pela manhã e respondem antes de ir ao trabalho, logo durante o almoço e especialmente no horário que deixam o trabalho e continuam respondendo a caminho de casa ou mesmo da cama antes de dormirem”, salientou Goilenberg.
No que diz respeito ao sistema operacional, 53% dos usuários vendedores responderam do Android versus 47% do iOS (Apple). Os modelos de dispositivos mais populares foram o iPhone, o Samsung Galaxy J5, o Samsung Galaxy S7 Edge e o Motorola Moto G4.
O top das datas especiais:
De maio a novembro foi o período com maior movimento no e-commerce. Aqui, se podem ver as datas mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar:
1. Black Friday – Total de vendas: R$ 600.000.000
2. Dia das Mães – Total de vendas: R$ 280.000.000
3. Dia das Crianças – Total de vendas: R$330.000.000
4. Dia dos Pais – Total de vendas: R$350.000.000
Conclui-se que, em sua maioria, os “eDay” tais como Blackfriday cobram um protagonismo maior, as datas chave mais “tradicionais” como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças seguem tendo grande relevância.
Fonte: E-Commerce Brasil