A Marisa não continuará com o processo de fechamento de lojas nos próximos meses, após terminar o terceiro trimestre com 388 unidades, dez a menos que um ano atrás. Segundo Marcelo Araújo, presidente da companhia, esses estabelecimentos estavam localizados em centros comerciais que estão perdendo a relevância.
“Não temos um plano de redução no número de lojas. No trimestre, nossa área de vendas foi reduzida em 2,5% [para 405,2 mil metros quadrados]”, afirmou o executivo em teleconferência com analistas e investidores. A varejista deverá iniciar o planejamento de expansão para acompanhar a futura retomada da economia.
A discreta melhora dos indicadores ainda não estão refletindo no desempenho das vendas da Lojas Marisa, disse Araújo. “Gostaríamos de ser mais otimistas para ser honesto, mas a volatilidade no fluxo de clientes ainda nos deixa com um otimismo cauteloso.”
O executivo indicou que as vendas no Natal deverão registrar pequeno crescimento ante o ano passado, mas que a rede de vestuário estará preparada para atender uma demanda mais aquecida caso seja surpreendida. O estoque da Marisa está recomposto para este fim de ano e as campanhas terão ações mais sólidas do que em 2016, segundo ele.
Sobre o desempenho da coleção primavera-verão, Araújo afirmou que está satisfeito. As peças estão nas lojas desde agosto. Hoje já estão disponíveis as peças para o alto verão e praia para o fim do ano. Ele disse que a empresa está evitando fazer movimentos bruscos nas coleções para não afastar os principais alvos da companhia, as consumidoras de classe C entre 25 e 45 anos.
Questionado por analista sobre o reflexo da reforma trabalhista nas despesas para o próximo ano, Adalberto Santos, diretor administrativo, financeiro e de relações com investidores, disse que a companhia ainda está debruçada estudando os eventuais impactos, mas a princípio não vê nada relevante.
“Houve redução de custos operacionais no terceiro trimestre sem nenhum sacrifício na operação da loja”, pontuou. As despesas recorrentes somaram R$ 68,9 milhões no período, queda de 4,1% em base anual, ficando em linha com os ganhos de eficiência obtidos na operação de varejo.
Santos disse que, para melhorar a experiência do cliente na Lojas Marisa, estão sendo reforçadas as posições de atendimento nos estabelecimentos. O presidente da rede de vestuário também afirmou que continuará fazendo um diagnóstico das operações e coleções para melhorar o sortimento, apresentação e setorização nos pontos de venda. “Essas ações vão prosseguir pelos próximos dois trimestres e nos ajudarão a ficar mais conectados com as nossas clientes. Estamos fazendo diversas experiências nas lojas em todo o Brasil”, afirmou Araújo aos analistas.
Fonte: Valor Econômico