As redes regionais apresentaram, juntas, uma alta de 7,1% no ano passado, já descontada a inflação média de 8,77% do período, calculada pelo IPCA. O dado é do 46º Ranking de SM, pesquisa com mais de 300 empresas de todo o País, que traça o desempenho do varejo alimentar. O aumento nas vendas desse grupo de empresas foi puxado principalmente pela expansão. O número de lojas subiu 109 unidades em relação a 2015.
Segundo alguns consultores, para muitas empresas, inaugurar é a maneira mais rápida de crescer e aumentar o faturamento. Mas nem sempre isso acontece da forma planejada. Em 2016, muitas filiais inauguradas acabaram não alcançando o faturamento definido inicialmente. Isso aconteceu, entre outros fatores, porque muitos projetos foram traçados na época em que a economia ainda crescia. Também contribuiu a escolha precipitada de pontos, que, muitas vezes, já estavam saturados.
Apesar das dificuldades, algumas redes expandiram de maneira sustentável. Em comum, elas têm a tradição de analisar e planejar para, só então, agir. Uma dessas companhias é a paranaense Muffato, que teve alta real de 14% no ano passado, quando inaugurou quatro lojas e faturou R$ 5 bilhões. A partir de análises, a rede definiu que o melhor era utilizar recursos próprios devido à redução na oferta de linhas de crédito do governo, cujas taxas são menores. Mas, para não comprometer a rentabilidade, o Muffato pretende cuidar ainda mais da operação. “Enquanto as novas unidades não gerarem lucro, precisamos ser mais produtivos, reduzir despesa e melhorar atendimento. Caso contrário, a conta não fecha”, afirmou Ederson Muffato, diretor da rede.
Fonte: Supermercado Moderno